Apoio técnico a cidades signatárias de pequeno e médio porte
Essa atividade foi baseada no acompanhamento especializado de 30 cidades de pequeno e médio porte selecionadas pelo Comitê Consultivo Nacional para fortalecimento das capacidades técnicas municipais para a aceleração da agenda climática. O suporte às cidades foi realizado por meio de acompanhamento individualizado e especializado.
Como principais avanços, destaca-se que 13 municípios concluíram seus inventários, 12 reportaram seus inventários na plataforma CDP/ICLEI e 10 receberam novas medalhas de reconhecimento do Pacto. Além desses, a atividade desdobrou-se no avanço de 11 municípios na elaboração de seus Planos de Ação Climática, na institucionalização de 10 Grupos de Trabalho Municipais de Ação Climática e no mapeamento e divulgação de boas práticas.
A atividade potencializou a diversificação do perfil de cidades ativamente comprometidas com a agenda climática e o Pacto no Brasil, focando na complementaridade das metrópoles e mobilizando cidades médias e pequenas. Parabenizamos o compromisso das cidades envolvidas: Abaetetuba, Alexânia, Barcarena, Barretos, Brasiléia, Cáceres, Cametá, Campo Grande, Carinhanha, Contagem, Cordeirópolis, Francisco Morato, Ibirajuba, Igarassu, Indiaroba, Jandaíra, Joinville, Lauro de Freitas, Maringá, Niterói, Palmas, Parauapebas, Pelotas, Quissamã, Rio Branco, Formoso do Araguaia, São Cristóvão, São Leopoldo, Sirinhaém e Sobral.
Ainda no período do acompanhamento, Francisco Morato, Abaetetuba, Barcarena, Cordeirópolis, Cáceres, Carinhanha, Sobral, Sirinhaém e Jandaíra realizaram eventos de lançamento de seus inventários como marcos de entrega desses diagnósticos às respectivas gestões municipais e populações em seus territórios.