SOBRE NÓS

A MAIOR ALIANÇA GLOBAL PARA A LIDERANÇA CLIMÁTICA EM CIDADES

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) é uma aliança global de cidades e governos locais comprometidos voluntariamente com a luta contra as mudanças climáticas, reduzindo seus impactos inevitáveis e facilitando o acesso a uma energia sustentável e acessível para todos.

“Os governos locais são os primeiros a enfrentar e sofrer o impacto das mudanças climáticas que afetam nossas comunidades. Por isso, é importante contar com o GCoM, a maior aliança de governos locais do mundo, que trabalha pela ação climática. Isso nos permite, seja para municípios ou governos locais, grandes ou pequenos, ter voz e contar ao mundo o que estamos realizando.”

O Pacto empodera as prefeitas e os prefeitos, permitindo que tenham suas vozes ouvidas internacionalmente e contribuam ativamente para o diálogo global sobre as mudanças climáticas

Em todo o mundo, já somos mais de 13.000 cidades unidas no nosso compromisso com a luta contra as mudanças climáticas. Junte-se à força da mudança, onde os líderes do mundo se conectam, colaboram e amplificam sua influência em um movimento global em direção a um futuro sustentável.

PREFEITAS E PREFEITOS

LATINO-AMERICANOS,

UMA FORÇA GLOBAL

Empoderando as Prefeitas e os Prefeitos da América Latina para a Ação Climática

  • Liderança: Capacitamos os líderes locais fornecendo plataformas para destacar seu comprometimento com a ação climática.
  • Colaboração Coordenada: Fomentamos a sinergia entre as partes interessadas, desde governos locais até os Secretariados Globais do GCoM, Delegações da UE e instituições internacionais.
  • Planos Acionáveis: Auxiliamos no desenvolvimento e implementação de Planos Locais de Ação Climática, abordando estratégias tanto de Mitigação quanto de Adaptação. Acesso Financeiro: Identificamos opções de financiamento, conectando os governos locais a recursos para a implementação efetiva de projetos climáticos.
  • Suporte Prático: Oferecemos assistência prática por meio de um serviço de suporte dedicado para orientação imediata.
  • Acesso Financeiro: Identificamos opções de financiamento, conectando os governos locais a recursos para a implementação efetiva de projetos climáticos.
  • Redes Inovadoras: Facilitamos a colaboração por meio de eventos, cidades irmãs, webinars e discussões online.
  • Materiais de Orientação: Fornecemos aos governos locais ferramentas e materiais sobre financiamento e implementação de projetos energéticos e climáticos.
  • Repositório de Conhecimento: Oferecemos acesso rápido às melhores práticas e lições aprendidas por meio de inspiradores estudos de caso.
  • Estrutura Flexível: Disponibilizamos um quadro de referência personalizável e adaptável às necessidades locais.
  • Troca entre Pares: Facilitamos a autoavaliação e a troca entre pares por meio de modelos comuns de relatórios e monitoramento.
  • Compromissos Credíveis: Asseguramos o suporte técnico do Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia para compromissos climáticos credíveis.
  • Reconhecimento Internacional: Conferimos visibilidade e reconhecimento por meio de distintivos baseados nos pilares de Adaptação Climática, Mitigação e Acesso à Energia.
  • Visibilidade do Projeto: Promovemos projetos climáticos locais por meio de relatórios, estudos de caso, vídeos e materiais de comunicação, destacando os esforços inovadores das cidades signatárias.

“A Amazônia possui uma agenda própria relacionada à conservação, às mudanças climáticas e ao respeito pela cultura amazônica e indígena. Precisamos ter uma presença ativa para capacitar o tema amazônico na agenda mundial. O GCoM, graças ao seu trabalho com os governos locais, nos auxilia em nossas questões e na atenção necessária para tornar a Amazônia o verdadeiro pulmão do mundo.”

UM MOVIMENTO GLOBAL

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior aliança mundial de prefeitos e autoridades locais, com mais de 13.200 cidades comprometidas em mais de 144 países ao redor do mundo. O compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia significa um compromisso não apenas para tomar medidas ousadas localmente, mas também para colaborar estreitamente com colegas de todo o mundo, compartilhando soluções inovadoras que permitam aos prefeitos agir de forma mais eficiente e rápida. As cidades e os governos locais filiados ao Pacto Global conectam-se, trocam experiências, aprendem e compartilham entre si.

OS TRÊS PILARES

DO PACTO

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia abordará três questões-chave: a mitigação das mudanças climáticas, a adaptação aos efeitos adversos das mudanças climáticas e o acesso universal a uma energia segura, limpa e acessível.

MITIGAÇÃO

Mitigar as mudanças climáticas refere-se à adoção de medidas destinadas a acelerar a descarbonização da atmosfera e reduzir o impacto causado pela humanidade no clima e no meio ambiente.

ADAPTAÇÃO

A adaptação às mudanças climáticas refere-se às ações tomadas para tornar a sociedade mais resistente à degradação ambiental que já está ocorrendo, de modo a minimizar sua intensidade ao longo do tempo.

ENERGIA

Garantir o acesso universal à energia é essencial, mas vai além. O acesso à energia deve ser universal e, por sua vez, deve ser seguro, limpo e acessível.

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) na América Latina recebe apoio financeiro da União Europeia. Em sintonia com o Pacto Verde Europeu e os objetivos delineados no Acordo de Paris, esta colaboração reflete o compromisso da UE em impulsionar uma transição climática justa e sustentável. O GCoM na América Latina, apoiado pela União Europeia, fortalece o comprometimento das cidades latino-americanas com a ação climática, fornecendo recursos cruciais para enfrentar desafios ambientais e acelerar o caminho em direção a um futuro mais resiliente e ecológico na região.

APOIADO PELA UE