Cidades Amazônicas se reúnem para discutir trajetória climática e desafios para a COP 30 de Belém
Brasília, 09 de Novembro 2023 – Em um esforço conjunto para destacar as vozes das cidades amazônicas na sua jornada climática, a União Europeia e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia realizaram o painel “Do local ao global – a voz das cidades amazônicas para o mundo”, que teve como objetivo fortalecer o papel e o exercício da diplomacia climática dessas regiões. O encontro, que aconteceu no marco do IV Encontro Nacional de Municípios da Associação Brasileira de Municípios, buscou criar um espaço para que as cidades signatárias do Pacto Global de Prefeitos da região amazônica pudessem compartilhar experiências e os desafios que encontram ao implementar ações climáticas.
O evento, que reuniu 50 autoridades locais, incluindo prefeitos, gestores, secretários, técnicos e membros das prefeituras, foi dividido em dois momentos.
No primeiro, as representantes de cidades amazônicas Francineti Carvalho, prefeita de Abaetetuba (PA); Fernanda Hassem, prefeita de Brasiléia (AC); Christiane Ferreira, Secretária de Meio Ambiente de Belém (PA) no Brasil; Vladimir Chong, Alcalde de Maynas no Perú; e André Granda Prefecto de Pastaza no Equador, apresentaram sua realidade enquanto cidades amazônicas, compartilhando desafios e avanços em relação ao meio ambiente. O Prefeito Ubiracy Vasconcelos, de Xapuri (AC), e a Assessora Patricia Menezes, de Barcarena (PA), também apresentaram suas realidades locais, debatendo sobre a complexidade da região amazônica quanto comparado com outros cenários urbanos na América Latina.
No segundo momento, várias instituições dedicadas à ação climática local na Amazônia se reuniram. Representantes da União Europeia, Stephanie Horel; do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Jorge Silva; ICLEI América do Sul, Bráulio Díaz; GAP Fund, Guillermo Piñones; coalizão FNP/WRI/GIZ, Toni Lindau; e CDP América Latina, Maria Clara Nascimento, formaram um painel para compartilhar informações, sugestões, fornecer feedback sobre projetos e apresentar oportunidades concretas.
O painel foi guiado por perguntas orientadoras, incluindo as principais dificuldades e avanços das cidades amazônicas, as especificidades de cada país e sua cidade amazônica, as ações já em andamento e seus Planos Locais de Ação Climática. Além disso, as cidades e as instituições presentes dialogaram sobre quais são os passos necessários para que possam posicionar suas demandas na preparação para a COP 30, que será realizada em Belém, em 2025.
A Oficial de Programas da União Europeia, Stephanie Horel, aproveitou para recordar que a equipe do Pacto Global de Prefeitos tem linhas de apoio oferecidas especificamente para as cidades da região amazônica e está disponível para apoiar as cidades a avançar na agenda climática e de acesso à energia. Stephanie também apontou o progresso que a cidade de Belém (PA) está tendo na realização do seu Plano Local de Ação Climática, um mecanismo indispensável para que a cidade-sede da próxima COP possa planejar ações ambiciosas nessa temática. O Plano Local de Ação Climática de Belém é financiado pela Delegação da União Europeia no Brasil em coordenação com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, a Associação Brasileira de Municípios, a Frente Nacional de Prefeitos e o Instituto Alziras.
No mesmo contexto do evento, a província amazônica de Pastaza, no Equador, deu um passo significativo ao assinar seu compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. O Prefeito André Granda formalizou o compromisso junto à Stephanie Horel, destacando a importância da união de esforços das localidades amazônicas na luta contra as mudanças climáticas.
Este evento não apenas fortaleceu a resiliência climática das cidades amazônicas, mas também criou uma rede duradoura de colaboração, compartilhamento de conhecimento e ação conjunta para um futuro sustentável na região.
Consulte todas as fotografías do evento no link.
Para mais informações, entre em contato com:
José Moreno
Assessor de Comunicação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas