Logo GCoM Americas_LATAM_PT_MONO_WHITEOUTLINE

IMPLEMENTAÇÃO

A Estratégia Nacional (EN) do México é uma agenda ambiciosa do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) levada a cabo entre 2022 e 2023 para capacitar os municípios mexicanos na luta contra as mudanças climáticas. A iniciativa foi elaborada de forma colaborativa com o Comitê Consultivo Nacional, que identificou as lacunas e necessidades específicas das cidades mexicanas. Seu objetivo é apoiar os governos municipais na implementação de sua ação climática, definindo objetivos-chave para enfrentar os desafios locais.

A Associação Mexicana de Institutos Municipais de Planejamento (AMIMP, na sigla em espanhol) é Coordenadora Nacional do Pacto no México e auxiliou na implementação desta agenda, além de liderar o Comitê Consultivo Nacional. Este Comitê é composto por instituições que representam diversas esferas governamentais e instituições internacionais presentes no país. As atividades do Pacto Global de Prefeitas e Prefeitos os no México foram financiadas pela União Europeia.

PRODUTOS TÉCNICOS

INFORMAÇÕES RELEVANTES

* Dados de abril de 2024

OBJETIVOS

1. CAPACIDADE TÉCNICA

Desenvolver a capacidade técnica dos municípios membros do Pacto Global de Prefeita/os no México.

2. PLANEJAMENTO CLIMÁTICO

Fortalecer o planejamento climático baseado em evidências entre os membros do Pacto.

3. IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES

Melhorar o grau de implementação das ações climáticas entre os membros do Pacto.

4. INFLUÊNCIA E VISIBILIDADE

Aumentar a influência, visibilidade e conhecimento do Pacto Global de Prefeitas/os no México.

5. DESENVOLVIMENTO URBANO

Vincular o planejamento e o desenvolvimento urbano com as políticas de ação climática entre as cidades pertencentes ao Pacto.

18 CIDADES-PILOTO

  • Manzanillo
  • San Francisco del Rincón
  • Salamanca
  • Tepatitlán de Morelos
  • Morelia
  • Uruapan
  • Delicias
  • Hermosillo
  • Tijuana
  • Valle de Santiago
  • Irapuato
  • Mérida
  • Torreón
  • Querétaro
  • Toluca
  • La Paz 
  • Tuxtla Gutiérrez
  • Mexicali

CONTEXTO

Desde o início do compromisso do México com o GCoM até 2023, 118 cidades conquistaram um total de 121 medalhas por seus avanços climáticos. Entre elas, 37 são em mitigação, 67 são em adaptação, 9 em energia e 8 estão em total conformidade com os requisitos do Pacto. Essas 8 cidades com medalha de conformidade se destacam por seus esforços, compromisso e ambição climática: Bahía de Banderas, Ciudad de México, Culiacán, Guadalajara, Hermosillo, León, Mérida y Zapopan (mais informações sobre as medalhas aqui).

Além disso, a cidade de Ahome representa o México no Fórum de Prefeitas e Prefeitos da América Latina do GCoM.

Por sua vez, Cidade do México e Zapopan foram selecionadas como parte das 15 Cidades Emblemáticas da América Latina em 2023, reconhecidas pelo Pacto Global de Prefeitas/os por seu papel de vanguarda no movimento climático subnacional.

Dentro da Estratégia Nacional do México, 18 cidades receberam apoio específico: Manzanillo, San Francisco del Rincón, Salamanca, Tepatitlán de Morelos, Morelia, Uruapan, Delicias, Hermosillo, Tijuana, Valle de Santiago, Irapuato, Mérida, Torreón, Querétaro, Toluca, La Paz, Tuxtla Gutiérrez e Mexicali.

ATIVIDADES

Desenvolvendo as Capacidades Técnicas dos Municípios

Em 26 de junho de 2023, foi lançada uma plataforma online de formação para elaboração de Planos de Ação Climática, baseada no Manual do Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia para o México. 18 municípios participaram da fase piloto e fortaleceram suas capacidades técnicas no desenvolvimento de Inventários de Gases de Efeito Estufa (IGEE), Avaliação de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas (ARVC), Planos de Ação Climática (PAC), financiamento climático e MRV climático. A plataforma continua ativa, apoiando mais municípios na capacitação. Para mais informações, consulte aqui.

Fortalecendo projetos climáticos para receberem financiamento

Foram realizados eventos-chave para impulsionar projetos climáticos sólidos e financeiramente viáveis, destacando a colaboração estratégica com o City Climate Finance Gap Fund (Gap Fund), apoiado pelo Banco Mundial e pelo Banco Europeu de Investimentos. A parceria GCoM-Gap Fund facilitou workshops presenciais durante a Cúpula Internacional do Habitat da América Latina e do Caribe – CIHALC 2023, em 30 de agosto de 2023, coorganizados pela AMIMP, IMEPLAN e WWF México. Em duas sessões distintas durante 29 de agosto de 2023, foram fornecidos conhecimentos e ferramentas para funcionários de 23 cidades da Área Metropolitana de Guadalajara e 18 municípios piloto, acompanhados pelo GCoM México – AMIMP, para interagir eficazmente com o Gap Fund.

Aumentando a influência, visibilidade e reconhecimento do Pacto

Diversas iniciativas estratégicas foram realizadas com o objetivo de potencializar a influência e a visibilidade do Pacto Global de Prefeitos (GCoM). Um evento nacional dedicado à divulgação do GCoM foi organizado no contexto da Assembleia Nacional da Associação de Autoridades Locais do México, em março de 2023, destacando a importância e os benefícios de aderir ao GCoM. Este encontro não apenas serviu para compartilhar as melhores práticas e experiências das cidades comprometidas, mas também para inspirar outras localidades a se juntarem à nossa aliança. Também foi realizada uma Sessão plenária “O Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia e seus impactos no México” durante o Fórum Cúpula Internacional do Habitat da América Latina e do Caribe em Guadalajara em agosto de 2023, em que se discutiu a importância da mudança climática e se acompanhou os municípios signatários do Pacto, visando intensificar e aperfeiçoar o conhecimento, os benefícios e as ferramentas da aliança no México.

Realizando seminários virtuais

Foram também realizados realizados seminários virtuais em agosto de 2023, projetados com o propósito de ampliar o conhecimento sobre o Pacto Global de Prefeitos e incentivar a adesão de novas cidades. Estes seminários, desenvolvidos de maneira acessível e participativa e organizados pela AMIMP, facilitaram a troca de informações-chave, destacando os compromissos e os impactos positivos que a participação no Pacto pode gerar em nível local. O primeiro seminário, “Plano de Ação Climática da Área Metropolitana de Guadalajara”, foi organizado em conjunto com o Instituto Metropolitano de Planejamento de Jalisco (IMEPLAN), enquanto o segundo, “O que são e como avançar nos compromissos internacionais de mudança climática a partir do nível local?”, foi organizado em conjunto com a WWF México.

AMIMP também organizou seminários virtuais sobre gestão do conhecimento em outubro de 2023, para compartilhar melhores práticas sobre planejamento de mudanças climáticas e desenvolvimento urbano. Estes eventos, direcionados aos institutos municipais e à Associação de Autoridades Locais do México, foram valiosas contribuições para a troca de conhecimentos dentro do Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia.

PRODUTOS TÉCNICOS

10

INVENTÁRIOS DE GASES
DE EFEITO ESTUFA

31

PLANOS DE AÇÃO CLIMÁTICA

*Documentos disponíveis em breve

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COORDENAÇÃO NACIONAL

Em seu papel de Coordenadora Nacional, a AMIMP atua como ponto focal para os municípios signatários no México. Ela lidera a formulação e implementação da Estratégia Nacional do Pacto em coordenação com os membros do Comitê Consultivo Nacional. Além disso, oferece apoio direto aos municípios para as atividades do Pacto no país (recrutamento, suporte técnico, participação em eventos, etc.) e presidem o Comitê Consultivo Nacional.

Por outro lado, o Comitê Consultivo Nacional reúne atores-chave da ação climática no México, incluindo diferentes níveis de governo, para possibilitar o diálogo sobre políticas e programas de ação climática. É o grupo de trabalho onde se define e acompanha a estratégia nacional, buscando sinergias entre as diferentes iniciativas que oferecem suporte aos municípios na área climática. Para obter mais informações sobre os membros que compõem o Comitê Consultivo Nacional e as atividades que realizam, consulte.