Pacto de Alcaldes presente na Cúpula Internacional do Hábitat da América Latina e do Caribe
30 de agosto de 2023. Guadalajara, México. “Colaborar como aliança para enfrentar os desafios climáticos que afetam principalmente as cidades pequenas e médias da região” foi uma das mensagens principais transmitidas pela União Europeia por meio das diferentes palestras oferecidas pelos representantes do seu projeto Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia das Américas.
“Apenas na América Latina, o Pacto apoia mais de 650 cidades. Promovemos a diplomacia climática local, incentivando as autoridades locais a se tornarem referências globais, coordenamos trabalhos com diferentes organizações e governos e buscamos acessar mecanismos de revisão e acompanhamento climático. Nosso interesse é fortalecer a articulação entre cidades, entre países, entre regiões; por isso, hoje estamos presentes na CIHALC”, afirmou Viviana Carpio, Vice-prefeita de Oreamuno (Costa Rica).
Nesta segunda Cúpula Internacional do Hábitat da América Latina e do Caribe (CIHALC), que ocorreu de 28 a 30 de agosto em Guadalajara, México, a maioria das palestras focou em dar seguimento aos objetivos e metas da construção das Agendas Globais, sob o lema “Novas Agendas Compartilhadas”, centradas na Nova Agenda Urbana e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Além disso, a colaboração entre IURC América Latina e GCOM Américas foi um destaque durante esta Cúpula. Ambas as iniciativas, financiadas pela União Europeia, organizaram um painel em 29 de agosto sobre como acelerar as ações climáticas nas cidades com o apoio da União Europeia. Participaram do painel altos funcionários como o prefeito de Tópaga (Colômbia), Sr. Álvaro Henry Barrera Díaz; a Vice-prefeita de Oreamuno (Costa Rica), Sra. Viviana Carpio; o prefeito de Palora (Equador), Sr. Estalin Tzamarenda; assim como o Sr. Daniel Reyes, Chefe de Planejamento Urbano de Puerto Montt (Chile). Graças a essa colaboração conjunta entre as duas iniciativas da UE, contou-se com a presença de 23 delegados do México, Colômbia, Brasil, Chile, Argentina, Grécia, Itália e Costa Rica.”
“Paralelamente à programação do evento, foram realizados dois workshops de acesso a financiamento liderados pelo Pacto Global de Prefeitos em conjunto com a Associação Mexicana de Institutos Municipais de Planejamento (AMIMP) e o Fundo Gap. Em cada encontro, foram trocados conhecimentos e proporcionados espaços para compartilhar ideias e experiências com outros líderes comprometidos com um habitat sustentável.
De acordo com Álvaro Henry Barrera Díaz, prefeito de Tópaga – Colômbia, os principais objetivos dos workshops foram fornecer às autoridades locais e municipais ferramentas mais robustas para interagir de forma eficaz com o Fundo Gap, incluindo a compreensão dos critérios de elegibilidade e o processo de apresentação de Expressões de Interesse.
“Buscamos fomentar a colaboração e a troca entre cidades e redes, promover a integração de estratégias de desenvolvimento com baixas emissões de carbono e resilientes ao clima no planejamento e implementação de projetos urbanos. E tudo isso é possível graças ao apoio comprometido que temos da Associação Mexicana de Institutos Municipais de Planejamento (AMIMP), que atualmente é a Coordenadora Nacional e Presidente do Comitê Consultivo Nacional”, concluiu Barrera.
Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é a maior aliança global de cidades e municípios que lideram a luta contra as mudanças climáticas, com o apoio de redes municipais e outros atores-chave na ação climática subnacional. Ele conta com mais de 12.700 cidades comprometidas em mais de 140 países ao redor do mundo, representando mais de 11% da população global.
Na América Latina, o Pacto é financiado pelo Instrumento de Parceria da União Europeia e envolve mais de 650 cidades em 17 países da região.
Veja a nota do programa IURC: https://acortar.link/ygGDKe
Mais informações:
Aspectos técnicos
Eugenia García, assessora técnica: [email protected]
Belén Jiménez, assessora técnica: [email protected]
Imprensa
Alexandra Cortés, assessora de comunicação [email protected]