BrasilEN BrasilEstratégia Nacional

Rumo à COP 30, as cidades amazônicas de Barcarena e Abaetetuba lançam seus Inventários de GEE com o Pacto Global de Prefeitos (GCoM)

 

17 de Abril 2024, Belém (PA) Brasil – Na última quarta-feira (17/04), Barcarena, uma cidade estratégica na região amazônica do Pará, e nesta quinta-feira (18/04), Abaetetuba, também no Pará, alcançaram marcos significativos em suas trajetórias climáticas ao lançar seus primeiros Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE). Ambos eventos contaram com a presença de Stephanie Horel, Oficial de Programas da Delegação da União Europeia no Brasil, Hélinah Cardoso, Diretora Regional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas, representantes dos coordenadores nacionais do Pacto no Brasil, incluindo Eduardo Tadeu, Diretor Executivo da ABM (Associação Brasileira de Municípios), Michelle Ferreti, Co-fundadora e Diretora do Instituto Alziras, e de Sandino Lamarca, coordenador técnico do inventário, do Instituto Nosso Clima, o que reforçou o compromisso coletivo com a ação climática e o desenvolvimento sustentável na região amazônica.

O evento em Barcarena contou com a participação de autoridades locais, incluindo o Prefeito Renato Ogawa e a Vice-prefeita Cristina Vilaça. Já em Abaetetuba, a Prefeita Francineti Carvalho esteve presente prestigiando o lançamento. Ambas cidades desempenham papeis cruciais na preservação da biodiversidade e no combate às mudanças climáticas. A realização dos inventários é um passo fundamental para entender e mitigar as emissões de gases de efeito estufa, constituindo o primeiro passo para a elaboração de Planos Locais de Ação Climática, essenciais para contribuir com um futuro mais sustentável e resiliente para suas respectivas populações e para o mundo.

Com 70% da população da região amazônica vivendo em áreas urbanas, a inclusão das cidades na agenda climática global é imperativa. As cidades desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade e na mitigação das mudanças climáticas. O compromisso demonstrado por Barcarena e Abaetetuba em lançar seus Inventários de GEE reflete a liderança e o comprometimento das cidades na busca por soluções climáticas eficazes e na construção de um futuro mais sustentável para a região amazônica e além.

 

Sobre a agenda do Pacto no estado amazônico do Pará (Brasil)

No marco desses dois lançamentos, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) marcou presença ativa no Fórum de Cidades Amazônicas, no III Encontro Nacional do ICLEI no Brasil e no Urbanshift, em Belém (PA), destacando o compromisso das cidades com a ação climática e com o desenvolvimento sustentável.

 

Fórum de Cidades Amazônicas

No dia 16 de abril, Belém foi palco do Fórum de Cidades Amazônicas (FCA), um evento significativo que reuniu líderes e representantes de cidades de toda a região amazônica. O Fórum foi organizado com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e discutir estratégias eficazes para enfrentar os desafios climáticos que afetam a Amazônia.

Durante o evento, foram abordados temas cruciais como resiliência urbana na Amazônia, mobilização de recursos para ação climática e definição do Plano de Trabalho para 2024/25. Hélinah Cardoso, Diretora Regional do GCoM nas Américas, moderou a mesa com representantes de cidades e governos nacionais de Bolívia e Peru, abordando os setores afetados pelas mudanças climáticas, os principais obstáculos do território para responder a esses desastres e sobre sugestões de coordenação multinível para avançar na implementação de ações climáticas.

Foi também oficialmente estabelecido o Comitê Técnico do FCA, que conta com a participação ativa de organizações-chave comprometidas com a causa climática, incluindo o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), a Associação Brasileira de Municípios (ABM), o ICLEI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Essa colaboração estratégica fortalece o compromisso conjunto com a sustentabilidade e o desenvolvimento resiliente das cidades amazônicas, reunindo expertise e recursos para enfrentar os desafios climáticos e promover soluções inovadoras na região.

 

Fórum da América Latina do UrbanShift

Também no dia 16 de abril e no dia 17, o GCoM participou do Fórum da América Latina do UrbanShift através da nossa Diretora Regional, Hélinah Cardoso. Este fórum proporcionou um espaço para o intercâmbio de conhecimentos sobre desafios de desenvolvimento urbano entre altos representantes políticos e técnicos de cidades e países participantes, organizações internacionais e o setor privado e financeiro.

 

III Encontro Nacional do ICLEI

No dia 17 de abril, a União Europeia através de Stéphanie Horel como Oficial de Programas da União Europeia no Brasil participou da abertura do III Encontro Nacional do ICLEI, onde apresentou a importância do Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas na implementação de ações concretas a nível subnacional.

Hélinah Cardoso apresentou as conquistas climáticas de Belém, incluindo o 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da cidade, coordenado no GCoM por meio da Estratégia Nacional do Brasil, financiado pela União Europeia.