Governos locais membros do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e aliados de diversos setores participaram dos debates sobre a contribuição e as ações dos governos locais desde a perspectiva do direito à cidade como um direito à vida urbana e ao habitat na XXVII Cúpula de Mercocidades. O evento foi realizado em Montevidéu, Uruguai, de 29 de novembro a 1 de dezembro.
A Expert do Pacto para a América Latina, Rebecca Borges, representou o projeto durante a sessão sobre ação climática e cidades, no diálogo regional “A cidade do futuro, sustentabilidade ambiental e inclusão social”. Rebecca destacou que “para construir cidades mais verdes, inclusivas e resilientes, precisamos identificar as sinergias para a ação ambiental e social, considerando que a coesão social é chave para o processo de resiliência das comunidades, incluindo efeitos da mudança climática”.
O Pacto esteve presente em dois momentos. Durante a sessão temática da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que tratou da Ação Climática e Cidades na qual participaram o prefeito de São Leopoldo, Brasil, Ary Vanazzi, e a Expert do Pacto para a região, Rebecca Borges, junto a Uolli Briotto e Bráulio Diaz, e Andreia banho, representando a ICLEI América do Sul e a CDP, respectivamente.
O objetivo da sessão foi promover o Pacto como a principal iniciativa de apoio aos governos locais em seu ambicioso compromisso climático e de reativar cidades comprometidas com a aliança e que atualmente estão inativas.
Bruno Lana (CEPAL), Bráulio Díaz (ICLEI SAMS), Rodrigo Arias (AChM), Rebecca Borges (GCoM), Carolina Cosse (Prefeita de Montevidéu, anfitriã da Cúpula), Uolli Briotto (ICLEI SAMS), Andreia Banhe (CDP LATAM).
O segundo momento consistiu no diálogo regional “A cidade do futuro, sustentabilidade ambiental e inclusão social”. Participaram deste espaço, representando o Pacto, a especialista Rebecca Borges e o Prefeito de San Justo, Nicolás Cuesta, em sua qualidade de membro do Fórum de prefeitos da América Latina. Durante o diálogo, Rebecca Borges contribuiu com a visão da Aliança do Pacto como canal de apoio da União Europeia aos governos locais para se preparar e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
Eduardo Tadeu (ABM), Rebecca Borges (GCoM), Nicolás Cuesta (Prefeito de San Justo, representando o Fórum de Prefeitos) Andreia Banhe (CDP LATAM), Rodrigo Arias (AChM), Uolli Briotto (ICLEI SAMS), Bráulio Díaz (ICLEI SAMS).
Mercocidades e o Pacto Global de Prefeitos
Mercocidades representa os membros fundadores da iniciativa do Pacto Global de Prefeitos e é membro do Comitê Diretivo Regional na América Latina, conformando, portanto, esta instância de atores-chave que impulsionam uma estratégia de implementação do Pacto e prioriza e promove atividades em nível regional. Juntamente com a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (FLACMA), representa Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) na região.