Os representantes do Pacto Global de Prefeitos pelo o Clima e a Energia na América Latina e Caribe (GCoM-LAC) participaram com sucesso da Semana do Clima da América latina e o Caribe, que aconteceu entre 19 e 23 de agosto na cidade de Salvador da Bahia (Brasil).
Organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, em inglês) o evento teve como objetivo compartilhar experiências e unir posições em torno da luta contra as mudanças climáticas para chegar a conclusões que serão incorporadas no próximo dia 23 de setembro aos resultados da Cúpula de Ação Climática, convocada pelo Secretário-Geral da ONU em Nova York.
Com o apoio do GCoM e do Helpdesk na América Latina, participaram como relatores os Coordenadores Nacionais do GCoM na Argentina, a Red Argentina de Municipios contra el Cambio Climático (RAMCC), e a Prefeita Lisa Morris-Julian, da cidade de Arima (Trinidad & Tobago), além de outros participantes da Semana que também são sócios do Pacto na região: durante um painel sobre ações locais de cidades da América Latina e do Caribe em relação à XXV Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, o Pacto Global de Prefeitos foi avaliado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, a RAMCC, a C40 (“Cities Climate Leadership Group”) e a Frente Nacional de Prefeitos, um dos Coordenadores Nacionais do GCoM no Brasil.
Nicolas Caravaca, da RAMCC, apresentou diante aos presentes o trabalho de implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas – (Nationally Determined Contributions -NDC) os esforços estratégicos dos países para reduzir as emissões de gases com as quais as cidades do Pacto devem estar alinhadas na Argentina. Débora Dómina, também da RAMCC e a prefeita Lisa Morris-Julian, por outro lado, conversaram sobre a contribuição da infraestrutura na mudança para a sustentabilidade das cidades, em um painel intitulado “Caminhos para um futuro de baixo carbono e resiliente nas áreas urbanas e assentamentos na América Latina e no Caribe”. A prefeita de Arima, de Trinidad, também participou de diálogos de alto nível sobre a ação climática.
Durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe, que contou com a presença de personalidades políticas, como os Ministros do Meio Ambiente de vários países da região, representantes de ONGs, setor privado, sociedade civil e academia, foram realizados 79 eventos entre capacitações, palestras setoriais, exposições e outras atividades.
Em relação às áreas de interesse do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, durante a Semana do Clima, alguns temas foram tratados, como a transição para uma economia de baixo carbono nas cidades, a mobilidade sustentável, indústrias limpas, infraestrutura e construção sustentável e finanças verdes.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo o Clima e a Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo o Clima e a Energia reúne formalmente o antigo “Compact of Mayors” e o Covenant of Mayors da União Europeia, as duas principais iniciativas da cidade para ajudar cidades e governos locais na transição para uma economia de baixo carbono e demonstrar seu impacto global. Dirigido pelo o Enviado Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para Cidades e Mudanças Climáticas, Michael R. Bloomberg, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, a coalizão compreende mais de 9.322 cidades em 6 continentes e 120 países, representa mais de 814 milhões de pessoas, mais de 10,7% da população mundial. Obtenha mais informações em: https://diferreirafotografia.com.br/americalatina. O Pacto Global de Prefeitos pelo o Clima e a Energia da América Latina e o Caribe é o capítulo da América Latina e do Caribe que trabalha para estabelecer o Pacto Global na região.
Sobre o IUC-LAC (América Latina e o Caribe)
O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) apoia cidades de diferentes regiões do globo a se conectarem e compartilharem soluções para os problemas comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da Nova Agenda Urbana e no combate às mudanças climáticas. O capítulo da América Latina e do Caribe do programa IUC Global é responsável pela implementação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na região.
Mais informações em www.pactodealcaldes-la.org/