A quinta sessão do Fórum Permanente de Coordenadores Nacionais do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia da América Latina e Caribe (GCoM LAC), que aconteceu no último dia 24 de setembro, teve como tema “Plataformas informáticas e gestão de base de dados como suporte para estudos de mitigação frente à mudança climática em nível municipal”. A Associação de Municípios Equatorianos (AME) liderou a sessão e conduziu os debates por meio de sua representante, Cecilia Pozo.
Cecilia iniciou a apresentação enfatizando o trabalho desenvolvido no Equador com a criação, os objetivos e os avanços do Sistema Nacional de Informações Municipais. “A missão da associação é prestar assistência técnica e formação a todos os municípios. A ferramenta tem por objetivo levantar as Informações Municipais geradas no exercício dos poderes municipais, para a elaboração de Planos de Ordenamento e Desenvolvimento Territorial”, enfatizou.
Reforçando o trabalho da AME, Cecilia falou sobre os esforços da organização no Equador e explicou como a plataforma faz a coleta e a publicação dos indicadores de tratamento de resíduos sólidos e efluentes, quem utiliza essas informações e como são utilizadas. Por fim, abordaram as ações que a AME deseja implementar em um futuro próximo e a importância do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) e outros acordos internacionais.
O oficial de proyectos da WWF Ecuador, Pedro Araujo, afirmou que a plataforma pode ser implementada não só a nível global, mas também nacional e destacou a importância do espaço do Fórum. “Acredito que esse espaço para compartilhar o que se faz em diferentes países é muito bom porque vemos as experiências e podemos pedir apoios, e também nos ajuda a nos qualificar e saber em que caminho estamos”, afirmou.
A 6° sessão do Fórum terá como tema “Transição Energética Municipal: Estratégias Locais para Mudanças Climáticas” e deve acontecer no dia 29 de outubro. A sessão será apresentada pelos Coordenadores nacionais do Pacto no Chile, sendo eles a Adapt-Chile e a Associação Chilena de Municípios (AChM)