Junte-se: Dia Mundial do Meio Ambiente – pelos nossos espaços naturais urbanos
9 de maio de 2024 – Brasília-Brasil. Em um esforço para destacar a importância dos espaços naturais urbanos na ação climática, a campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina focará em promover a natureza como aliada fundamental para mitigar as mudanças climáticas e se adaptar às suas consequências e impactos. Este ano, a campanha se estende além das cidades que fazem parte do Fórum de Prefeitas e Prefeitos do Pacto, convidando todos os municípios na América Latina, sejam signatários do Pacto ou não, bem como as diferentes Delegações da União Europeia na América Latina e parceiros-chave da aliança do Pacto na região.
Saiba como participar aqui.
Seja parte da campanha pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
No marco do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, busca-se destacar os espaços naturais urbanos nas cidades latino-americanas comprometidas com a ação climática. Encoraja-se todos os participantes a compartilhar em suas redes sociais uma fotografia ou vídeo de um espaço natural de sua cidade com uma mensagem sobre a importância de proteger e promover esses ambientes.
A campanha se estenderá durante os meses de maio e junho e culminará com diversas atividades presenciais nas cidades do Fórum.
Despeñaderos e San Justo ARGENTINA🇦🇷.
Serra Talhada e Salvador, BRASIL🇧🇷.
Independencia e Peñalolén no CHILE🇨🇱.
Belén de los Andaquíes e Tópaga na COLÔMBIA🇨🇴.
Oreamuno, COSTA RICA🇨🇷.
Manta e Ambato no EQUADOR🇪🇨.
Comas e Coronel Portillo no PERU🇵🇪 e
Ahome no MÉXICO🇲🇽
O objetivo desta campanha é destacar a ação climática das cidades latino-americanas, que este ano unem esforços sob a liderança das cidades do Fórum para conscientizar sobre a importância dos espaços naturais na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Entrevistas serão realizadas com representantes de diversas comunidades da América Latina para amplificar esta voz coletiva.
É crucial transmitir a mensagem de que os espaços naturais urbanos são essenciais para nossas cidades e seus cidadãos, pois não apenas contribuem para reduzir a poluição e promover a biodiversidade, mas também fomentam a união entre as pessoas e as relações sociais; são pontos de encontro que promovem a conexão e o vínculo entre os habitantes da cidade.
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior aliança global de cidades e municípios comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas. Na região da América Latina, o Pacto conta com o apoio financeiro da União Europeia e reúne mais de 650 cidades que aderiram a esta iniciativa de grande envergadura. Essa colaboração demonstra o compromisso coletivo das autoridades locais na região em enfrentar os desafios climáticos e avançar em direção a um futuro mais sustentável e resiliente para nossas comunidades urbanas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente nos oferece a oportunidade de nos unirmos na proteção e promoção de nossos espaços naturais urbanos. Junte-se à campanha de 5 de junho compartilhando desde já informações de sua cidade e nos ajude a construir um futuro mais verde e sustentável para todos. Juntos, podemos fazer a diferença na conservação de nosso ambiente urbano e na criação de comunidades mais saudáveis, resilientes e prósperas.






