Nesta quinta-feira, 17, aconteceu mais um treinamento a fim de capacitar as equipes técnicas de municípios signatários do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) para reportarem seu avanços em relação às ações climáticas. Representantes dos governos locais da Costa Rica e do Panamá participaram dessa edição e receberam instruções técnicas sobre como reportar as informações na Plataforma Unificada de Reporte CDP e ICLEI. O evento foi organizado conjuntamente pelo CDP, GCoM e União Nacional Governos Locais da Costa Rica (UNGL).
No início do evento, a assessora internacional do GCoM, Rebecca Borges, fez uma breve apresentação do Pacto, destacando o documento base para o reporte e apresentando o sistema de selos do Pacto bem como os benefícios aos municípios membros. Ressaltando a importância do treinamento, Rebecca explicou que “a partir desse reporte é que o Pacto poderá validar e reconhecer o que essas cidades fizeram em relação a mitigação e adaptação climáticas”.
Representando a Costa Rica, a gerente ambiental da UNGL, Eida Arce, afirmou que “ser parte do Pacto é uma grande oportunidade de reconhecer o esforço e o trabalho que realizam nossos municípios em ações climáticas e também de mostrar o impacto que essas ações logram em nosso território”.
Já o coordenador nacional do Panamá, Jorge Solís, que também é gerente de desenvolvimento sustentável e mobilidade da Associação de Municípios do Panamá (AMUPA), destacou os primeiros passos do Panamá por meio do município de Ocu e ressaltou que, devido à pandemia de covid-19, os avanços em 2020 foram pequenos. “Estamos fazendo tudo que está em nossas mãos. E saibam que, estamos nesse caminho, temos muito boas intenções, porém ainda aprendendo e seguramente ainda temos muito a aprender, principalmente com nossos irmãos da Costa Rica” ponderou Solís.
Alguns tutoriais que explicam o processo de reporte já estão disponíveis no site do Pacto. Para vê-los acesse: https://pactodealcaldes-la.org/tutoriales-plataforma-unificada/.
Para acessar a gravação da reunião, clique aqui.
Sobre o reporte
Participar do Pacto requer o compromisso da cidade ou do governo local de informar ou reportar cada um dos documentos e metas em uma das plataformas oficiais do Pacto, para então receber o reconhecimento da iniciativa.
Para guiar os membros no processo de apresentação das informações ao GCoM via reporte, colocamos à disposição o Marco Comum de Reporte, que pode ser acessado aqui. Além disso, tutoriais que explicam o processo de de reporte também já estão disponíveis aqui.
Municípios que informam sobre suas ações climáticas, além de obter o reconhecimento formal do GCoM, ganham visibilidade, competitividade, antecipam mudanças regulatórias e de políticas e identificam e controlam os riscos climáticos.