De 20 a 24 de junho, Brasil, México, Equador, Costa Rica, Chile, Colômbia, Peru e Argentina apresentarão suas novas estratégias nacionais dentro do Pacto Global de Prefeitos para o Clima e a Energia. A Semana do Pacto em Ação contará com oito eventos online abertos ao público, onde responsáveis ministeriais, embaixadores e embaixadoras da União Europeia e coordenadores e coordenadoras nacionais apresentarão as estratégias nacionais bienais que guiarão seus esforços nos próximos dois anos para enfrentar a emergência climática.
As Estratégias Nacionais detalham as medidas de apoio às cidades e municípios membros do Pacto Global de Prefeitos em seus respectivos países, para que possam realizar ações climáticas nos próximos dois anos. Essas ações serão realizadas com o apoio financeiro e técnico da União Europeia.
Com essas ações, os municípios e cidades latino-americanos contribuirão para melhorar a qualidade de vida e a segurança climática e ambiental de seus cidadãos, ao mesmo tempo em que ajudarão os países a avançar na obtenção dos objetivos do Acordo de Paris para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar aos impactos presentes e futuros das mudanças climáticas.
Cinco Dias, Oito Eventos
Na segunda-feira, 20 de junho, às 15h, horário de Brasília, a Semana do Pacto em Ação será aberta com um discurso de boas-vindas de Mario Mariani, Chefe do Serviço de Instrumentos de Política Externa (FPI) da União Europeia para as Américas. Em seguida, será apresentada a Estratégia Nacional do Brasil, com a participação de Ignacio Ybánez Rubio, Embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil; responsáveis ministeriais; Rodrigo Perpétuo, da ICLEI Governadores Locais pela Sustentabilidade; e representantes municipais. O evento será em português.
Na terça-feira, 21 de junho, às 11h, horário da Cidade do México, será apresentada a Estratégia Nacional do México, com intervenções de Gautier Mignot, Embaixador da União Europeia no México; responsáveis ministeriais; Luis Carlos Lara Damken, Secretário Geral da Associação Mexicana de Institutos Municipais de Planejamento (AMIMP); e representantes municipais.
Na terça-feira, 21 de junho, às 15h, horário de Quito, será apresentada a Estratégia Nacional do Equador, com a presença de Charles-Michel Geurts, Embaixador da União Europeia no Equador; responsáveis ministeriais; Juan Carlos Macancela Vanegas, Diretor Nacional Técnico e de Planejamento da Associação de Municipalidades Ecuatorianas (AME); Tarsicio Granizo, Diretor da WWF no Equador; e representantes municipais.
Na quarta-feira, 22 de junho, às 10h, horário de San José, será apresentada a Estratégia Nacional da Costa Rica, com a participação de María Antonio Calvo, Embaixadora da União Europeia na Costa Rica; responsáveis ministeriais; Karen Porras, Diretora Executiva da União Nacional de Governos Locais (UNGL); Vanessa Valerio, da Universidade Nacional da Costa Rica; e prefeitos e prefeitas.
Na quarta-feira, 22 de junho, às 15h, horário de Santiago, será apresentada a Estratégia Nacional do Chile, com a participação de Ewout Sandker, Chefe de Cooperação da União Europeia no Chile; responsáveis ministeriais; Rodrigo Arias, da Associação Chilena de Municipalidades; e representantes municipais.
Na quinta-feira, 23 de junho, às 11h, horário de Bogotá, será apresentada a Estratégia Nacional da Colômbia, com a participação de Gilles Bertrand, Embaixador da União Europeia na Colômbia; responsáveis ministeriais; Mónica Santa, Diretora Executiva da ICLEI Colômbia; e representantes municipais.
Na quinta-feira, 23 de junho, às 14h, horário de Lima, a Semana do Pacto em Ação concluirá com a apresentação da Estratégia Nacional do Peru, com a participação de Robert Steinlechner, Chefe de Cooperação da União Europeia no Peru; responsáveis ministeriais; Liliana Miranda, Diretora Executiva do Foro Cidades pela Vida; Jorge Reategui, Diretor Nacional da Associação de Municípios do Peru; e representantes municipais.
Além disso, na sexta-feira, 24 de junho, às 11h, horário de Buenos Aires, a Semana do Pacto em Ação concluirá com a apresentação da Estratégia Nacional da Argentina, com a participação de Amador Sánchez Rico, Embaixador da Delegação da União Europeia na Argentina; responsáveis ministeriais; Ricardo Bertolino, responsável pela Rede Argentina de Municípios frente às Mudanças Climáticas (RAMCC); e autoridades locais.
Participe dos Eventos:
- Argentina: https://bit.ly/PactoArgentina
- Brasil: https://bit.ly/PactoBrasil
- Chile: https://bit.ly/PactoChile
- Costa Rica: https://bit.ly/PactoCostaRica
- Colômbia: https://bit.ly/Pacto-Colombia
- Equador: https://bit.ly/PactoEcuador
- México: https://bit.ly/PactoMexico
- Peru: https://bit.ly/PactoPeru
Além do registro, todos os eventos são públicos e podem ser acompanhados ao vivo no YouTube: https://www.youtube.com/GCoMAmericas