21 de julho, Colômbia – 26 cidades colombianas signatárias do projeto Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia das Américas concluíram na quarta-feira (19) um ciclo de capacitações que faz parte da Estratégia Nacional colombiana em parceria com ICLEI Colômbia.
O objetivo geral da formação foi fornecer às cidades as bases e os conhecimentos necessários para que elaborem inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa a partir do Guia e ferramenta para cálculo e reporte fornecido pelo Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MADS).
Este instrumento permite assegurar a qualidade e a comparabilidade dos resultados entre os inventários das cidades e o Inventário Nacional de Emissões de GEE.
Participaram do ciclo de capacitações 26 cidades-chave para o projeto Pacto Global de Prefeitos, incluindo cidades da região amazônica como Florencia, Pasto, Mocoa e Santa Rosa. Também participaram cidades como Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) e Maneiro (Venezuela), cidades recentemente comprometidas com o Pacto e muito ativas desde a adesão, além de outras cidades ativas na agenda climática, também associadas ao ICLEI na região andina, como Lima, Peru; Tarija, Bolívia; Quito e Cuenca, Equador.
A capacitação foi estruturada a partir de sessões ao vivo e organizada em três módulos de conteúdo, nos quais se combinaram vídeos informativos e materiais de referência.
No primeiro módulo, foi abordada a conscientização para a ação: introdução ao planejamento e à governança climática. Em seguida, o segundo módulo buscou traduzir a metodologia e definir o alcance do inventário de emissões de GEE. Finalmente, o módulo três forneceu o guia para elaboração ou atualização de inventários de emissões de GEE em cidades colombianas e os próximos passos na agenda climática.
Na terceira e última sessão foram compartilhadas duas experiências: uma nacional com o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (IDEAM), entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente que está diretamente envolvida na questão dos inventários; e da cidade de Valência, na Espanha, que explicou suas boas práticas a partir de uma perspectiva internacional.
Também foram trocadas experiências de várias cidades envolvidas com a pauta climática, como Pasto, Yopal e Tópaga – a cidade colombiana membro do Fórum de Prefeitos do Pacto na América Latina.
Pacto Global de Prefeitos – América Latina
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é a maior aliança mundial de cidades e municípios que lideram a luta contra as mudanças climáticas, com o apoio de redes municipais e outros atores-chave da ação climática subnacional. Conta com mais de 12.700 cidades comprometidas em mais de 140 países ao redor do mundo, representando mais de 11% da população mundial.
Na América Latina, o Pacto é financiado pelo Instrumento de Parceria da União Europeia e conta com a participação de mais de 650 cidades de 17 países da região.
Mais informações:
Imprensa e comunicação
Alexandra Cortés, Comunicação [email protected]
Aspectos técnicos
Belén Jiménez, assessora técnica [email protected]