O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia foi apresentado como oportunidade para as autoridades locais na luta contra as mudanças climáticas ao longo do Congresso Nacional de Municípios, organizado pela Federación Colombiana de Municipios (Federação Colombiana de Municípios), que ocorreu entre 25 e 28 de fevereiro, em Cartagena das Índias, Colômbia. Na cerimônia de abertura, a Embaixadora da União Europeia na Colômbia, Patricia Llombart Cussac, destacou a importância do envolvimento das cidades colombianas em temas ambientais. “Como não falar de desenvolvimento sustentável na Colômbia?”, refletiu a embaixadora. O impacto do discurso foi sentido no aumento do interesse pelo Pacto por parte dos prefeitos e das prefeitas presentes na ocasião.
Além da presença na programação oficial do evento, o Pacto divulgou em seu stand, aos municípios interessados e ao público em geral, os serviços que pode oferecer. Mais de quarenta representantes e autoridades de governos locais manifestaram interesse em se comprometer com o Pacto e devem confirmar tal compromisso nos próximos dias, o que deve aumentar a capilaridade da iniciativa e proporcionar significativo aumento de ações climáticas na Colômbia. Até o início do evento, o Pacto Global de Prefeitos contava com quinze municípios signatários colombianos da aliança.
O ato de abertura contou com a participação de William Dau Chamatt, Prefeito de Cartagena, Vicente Antonio Blel Scaff, Governador do Departamento de Bolívar, Jessica Faieta, Representante Residente do PNUD na Colômbia, Karen Abudinen Abuchaibe, Alta Conselheira Presidencial para as Regiões, Alicia Arango Olmos, Ministra do Interior, Jairo Raúl Clopatofsky Ghisays, Conselheiro para a Participação das Pessoas com Deficiência, Oscar Atehortua Duque, Diretor Geral da Polícia Nacional, Gilberto Toro, Diretor Executivo da Federação Colombiana de Municípios.
O evento
O Congresso Nacional de Municípios é o maior espaço para diálogo entre os governos locais na Colômbia, servindo para trocas institucionais também com o governo nacional e com outras iniciativas público e privadas. O encontro é organizado pela Federação Colombiana de Municípios, que exerce função de Coordenador Nacional do Pacto no Comitê Consultivo Nacional para o país.
Programa Internacional de Cooperação Urbana – América Latina e o Caribe
O Pacto Global de Prefeitos pelo o Clima e a Energia integra o Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), que apoia cidades de diferentes regiões do globo a se conectarem e compartilharem soluções para os problemas comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da Nova Agenda Urbana e no combate às mudanças climáticas.