O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) Américas participa ativamente da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. A COP 27 acontece entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022, em Sharm El Sheikh (Egito).
Na segunda-feira (14), o Pacto participou da sessão “Abrigar e capacitar comunidades informais: uma conversa entre líderes do governo local, assentamentos informais e fornecedores de soluções de abrigo”. Diante dos crescentes riscos e perigos climáticos, o debate visa incluir os assentamentos informais e seus moradores na governança e planejamento urbano, além de identificar e implementar soluções para fornecer abrigo e infraestrutura para os assentamentos informais.
Com o objetivo de discutir a implementação e o monitoramento de sistemas de energia limpa como parte dos planos de ação climática dos governos locais, a mesa redonda “Transição energética justa na América Latina: garantindo segurança e equidade energética para o território” será realizada na terça-feira (15) e contará com a participação da prefeita de Peñalolén (Chile) e membro do Fórum de Prefeitos do GCoM, Carolina Leitao.
Ainda na terça-feira (15), será lançado um conjunto de indicadores, diretrizes e cronogramas que visam ajudar os mais de doze mil signatários do Pacto a tomar medidas para uma transição energética justa. O painel de discussão “Cidades se preparando para a crise energética: lançando o Pilar de Acesso à Energia e Pobreza do GCoM Common Reporting Framework” terá a participação da prefeita de Cáceres (Brasil), Eliene Liberato.
O painel de discussão “Acelerando a inovação climática urbana em 2023: a Conferência Innovate4Cities e a 1ª Cúpula Anual de Inovação” acontece na quarta-feira (16). A prefeita de Palmas (Brasil), Cinthia Ribeiro, participa do debate que tem como objetivos acelerar a pesquisa urbana global e a inovação para a ação climática das cidades por meio do compartilhamento de conhecimento e parcerias intersetoriais, além de impulsionar o envolvimento mais amplo de vários setores na ação climática.
Por fim, na quinta-feira (17), o GCoM Américas participa da sessão “Soluções baseadas na natureza e estratégias de desenvolvimento circular para enfrentar a emergência climática na América Latina”. O evento, organizado pelo ICLEI, tratará de temas como os impactos dos desastres naturais e pandemias nas cidades, além das consequências das mudanças climáticas. Serão apresentadas possibilidades para evitar o uso intensivo de recursos, priorizando soluções baseadas na natureza.
Cronograma:
15/11 – 9h30: Transição energética justa na América Latina: garantindo segurança e equidade energética para o território.
15/11 – 13h30: Cidades se preparando para a crise energética: lançando o Pilar de Acesso à Energia e Pobreza do GCoM Common Reporting Framework.
16/11 – 16h: Acelerando a inovação climática urbana em 2023: a Conferência Innovate4Cities e a 1ª Cúpula Anual de Inovação. (link em breve)
17/11 – 16h: Soluções baseadas na natureza e estratégias de desenvolvimento circular para enfrentar a emergência climática na América Latina. (link em breve)
* Horário de Sharm El Sheikh (Egito).