O evento “Implementando o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina e no Caribe” foi realizado hoje, 25, e marca o encerramento do Programa Internacional de Cooperação Urbana na região. O encontro virtual reuniu coordenadores nacionais, membros do Comitê Regional, do Secretariado Global e de instituições parceiras que contribuíram para a implementação do Pacto nos últimos anos.
Durante a abertura do evento, Maria Rosa Sabbatelli, Diretora Regional do Serviços de Instrumentos de Política Externa (FPI) da União Europeia, agradeceu a todas as organizações envolvidas e destacou as conquistas alcançadas pelos governos locais.
“O Pacto foi uma semente que, graças ao seu trabalho, cresceu e se enraizou na região”, disse Sabbatelli, destacando que “se o mundo quer atingir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris, é fundamental trabalhar com as cidades e os governos locais para se adaptar às alterações climáticas e reduzir as emissões de CO2 em diferentes setores”.
Nesse sentido, o prefeito de Lima, Jorge Muñoz, destacou que “a integração entre redes, instituições nacionais e internacionais, cidades, prefeitos, setor privado, academia, sociedade civil e demais atores ligados à agenda urbana é fundamental” para que resultados positivos possam avançar ainda mais na América Latina.
Membros do Comitê Diretor Regional refletiram sobre a importância das parcerias para dar continuidade e expandir a implementação do Pacto na região.
Segundo Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do Iclei América do Sul, “o Pacto Global de Prefeitos é o compromisso político mais vigoroso em relação ao Acordo de Paris”, una aliança que apresenta resultados efetivos e pode promover ainda mais o desenvolvimento sustentável.
Ao se referir à importância e ao valor do esforço coletivo, o Diretor Executivo do CDP América Latina, Lauro Marins declarou: “a partir deste trabalho de coalizão e aliança poderemos continuar desenvolvendo essa agenda positiva”, referindo-se aos esforços que continuarão a ser realizados por governos locais.
As conquistas e as novas metas também foram destacadas por Ilan Cuperstein, Subdiretor Regional do C40 para a América Latina, que parabenizou a todos pelas conquistas e afirmou que estão “ainda mais motivados para trabalhar juntos nas próximas etapas, para um futuro sustentável e resiliente nas cidades da nossa região”.
A Diretora Executiva da União Nacional de Governos Locais da Costa Rica e representante da FLACMA, Karen Porras, disse que o programa forneceu ferramentas e ideias para construir soluções eficazes em várias questões relacionadas com a ação climática e manifestou interesse em “continuar a ser parceiros e promotores da iniciativa na região e poder articulá-la com outros projetos que estão sendo desenvolvidos para maximizar recursos ”.
Representando a Mercociudades, o Secretário de Desenvolvimento Local do município de Esteban Echeverría, Roberto Devoto, destacou as diferentes responsabilidades dos governos locais, especialmente no que se refere aos custos de financiamento de ações climáticas: “As cidades de países periféricos não podem ser as principais responsáveis por subsidiar os problemas relacionados às mudanças climáticas. Este último desafio que a pandemia Covid-19 nos trouxe mostra a importância de unir forças e trabalhar de forma articulada ”, destacou.
Diálogos guiados discutiram realizações e expectativas para o futuro
Na segunda metade do evento, aconteceram duas sessões de diálogos orientados, um espaço para compartilhar expectativas e avaliar resultados do Pacto na região. Na primeira sessão, coordenada pelo Especialista GCoM-LAC responsável de acompanhamento, monitoramento e apoio aos Coordenadores Nacionais para a implementação do Pacto na América do Sul, Sofiane Karroum, foram discutidas as respostas dos coordenadores nacionais sobre suas contribuições ao programa nos últimos anos. Os coordenadores realizaram uma autoavaliação sobre os principais desafios, conquistas e funções na implementação do programa a nível nacional nos respectivos territórios. Uma das principais conquistas destacadas nas respostas foi a troca de experiências e novas perspectivas promovidas pelo Pacto por meio do Fórum Permanente de Coordenadores Nacionais. A troca de ideias com atores locais de diferentes formações enriqueceu as experiências de implementação em cada país e gerou boas expectativas para a expansão do programa nos territórios.
Na segunda sessão, os coordenadores nacionais e regionais compartilharam suas opiniões sobre o futuro do GCoM. Com a moderação de Marja Edelman, coordenadora do Pacto para a América Latina e Caribe, foram apresentadas as expectativas para o próximo ciclo. Entre elas, ampliar o número de municípios signatários ativos, dando suporte técnico contínuo para Planos de Ação e Inventários Climáticos. Incluem-se também as ambições de aprofundar e fortalecer apoios por meio de intercâmbios, diálogos, cooperação entre cidades e instituições, estruturação de projetos e apoios para obtenção de financiamentos. Além disso, garantir a igualdade de gênero e raça na formulação de políticas e alinhar as iniciativas da nova fase do GCoM com a reconstrução pós-Covid-19.
Os Comitês Nacional e Regional foram importantes e estratégicos para dar solidez e demonstrar a importância das ações climáticas locais, para contextualizar e conciliar visões globais com a realidade e desafios territoriais locais, e para articular, coordenar e trocar experiências em nível nacional. Nesse sentido, identificou-se que é necessário disponibilizar ferramentas de treinamento e comunicação; sensibilizar os associados com evidências do valor agregado da iniciativa e manter o espaço permanentemente e com reuniões constantes.
No discurso de encerramento do evento, Barbara Roces, Adida de Projeto do Serviço de Instrumentos e Política (FPI) da União Europeia, destacou a importância do trabalho conjunto para as conquistas alcançadas e convidou todos a participarem ativamente na próxima etapa.
“Os convidamos a continuarem conosco nesta nova etapa, buscando unir forças e colaborar para potencializar ainda mais tudo o que estamos conquistando juntos”, finalizou.