As cidades assinaram o compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia no Fórum Urbano Mundial da ONU-Habitat em Katowice, Polônia.
Na quinta-feira, dia 30, o Vice-Ministro de ordenamento ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia e os prefeitos de Cantón Mejía e Barranquilla se reuniram no Fórum Urbano Mundial para a cerimônia de assinatura da carta de compromisso do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas (GCoM Américas). O evento, que ocorreu de 26 a 30 de junho, é a principal conferência mundial sobre urbanização sustentável.
Jordan Harris, Coordenador do Pacto Global de Prefeitos nas Américas, lembrou que o Pacto de Prefeitos na América Latina reúne cidades de todos os tamanhos e de realidades muito distintas. E que todas as que se juntaram assumiram um compromisso muito claro de trabalhar para evitar as mudanças climáticas e integrar em sua gestão local os processos de planejamento e ação frente às mudanças climáticas. “Hoje estamos muito contentes de inaugurar este evento onde podemos dar as boas-vindas a mais duas cidades”, destacou Harris em suas palavras de boas-vindas.
O prefeito do Cantón Mejía, Roberto Hidalgo, aproveitou a oportunidade para apresentar as iniciativas climáticas do município, focadas no planejamento: “Apostamos em um plano de ordenamento territorial de uso do solo como a ferramenta que nos permite evitar mudanças desnecessárias de uso do solo e, sobretudo, manter nossas fontes de água que se encontram neste cantão produtivo”, ressaltou. Segundo o prefeito, essa ação permite fornecer água para praticamente 35% da população do distrito metropolitano de Quito. “Por isso é extremamente importante que o Cantón Mejía continue lutando”, enfatizou Hidalgo.
O prefeito de Barranquilla, Jaime Pumarejo, apresentou as ações climáticas na cidade e chamou a atenção para a importância da união dos prefeitos latino-americanos para preservar a biodiversidade da região. Para o prefeito, “nós precisamos cuidar da natureza que nos sustentou até agora, e cuidar para que nossa biodiversidade não seja vítima da industrialização e busca pelo desenvolvimento econômico”. “Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste documento e começar a ser uma só voz com as demais cidades que fazem parte desta rede”, finalizou Pumarejo.
Stéphanie Horel, Oficial de Programas do Instrumento de Política Externa da União Europeia nas Américas, que financia o apoio ao Pacto na região, deu as boas-vindas às cidades e expressou seu entusiasmo pelo intercâmbio de experiências dos novos signatários com as redes do Pacto. “Acreditamos que há muitas experiências tanto na Colômbia quanto no Equador que poderão ajudar e nutrir a aliança do Pacto. Nessas apresentações, ficou muito clara a importância da ação multinível nos países e a implementação dos planos de ação climática das cidades.”
Acesse o vídeo da cerimônia de boas-vindas aqui: Bienvenidas a nuevas ciudades firmantes de América Latina: Barranquilla, Colombia, Mejía, Ecuador
Sobre o Pacto Global de Prefeitos
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é uma aliança global de cidades e governos locais que se comprometem voluntariamente a tomar medidas contra as mudanças climáticas, reduzir seus impactos e facilitar o acesso a energia sustentável e acessível para todos. É um compromisso que promove ações ousadas a nível local, trabalhando juntos a nível global e compartilhando soluções inovadoras que permitem aos prefeitos e suas equipes fazer mais pelo clima e de maneira mais rápida. As cidades da aliança conectam e trocam conhecimentos e ideias, com o apoio de organizações regionais relevantes. O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é a maior coalizão global de prefeitos e autoridades locais, com mais de 11.700 governos locais comprometidos em mais de 135 países ao redor do mundo. Os interessados em participar podem fazê-lo a qualquer momento. Para isso, o prefeito deve assinar uma Carta de Compromisso e enviá-la para [email protected].