O Pacto participa da Semana do Clima da América Latina e do Caribe 2022 (LACCW), que será realizada de 18 a 22 de julho em Santo Domingo, República Dominicana. O evento envolverá e capacitará as partes interessadas para impulsionar a ação climática em países, comunidades e economias.
Na quarta-feira, 20 de julho, às 15h, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia promove um encontro entre cidades e instituições financeiras envolvidas na luta pelo clima. Apoiado pela União Europeia, o evento busca proporcionar um espaço de diálogo para identificar mecanismos de financiamento relevantes que permitam promover a ação climática local nas cidades membros do Pacto.
As cidades de Serra Talhada, Brasil; Monteria, Colômbia; e Camilo Aldao, Argentina participarão das discussões. As três cidades avançaram em suas ações climáticas e na ocasião devem apresentar projetos financiáveis para discussão com especialistas em investimentos.
Acelerar a implementação de planos de ação climática em cidades latino-americanas
Nesse mesmo dia, 20 de julho, o Pacto Global de Prefeitos co-organiza, às 17h, a apresentação do projeto piloto, realizado em 2021 pela CEPAL juntamente com o Pacto, para estudar os Planos de Ação Climática (PAC) em três cidades signatárias do GCoM: San José, Costa Rica; Quito, Equador; e Cidade do México, México. O piloto se concentrou em gerar ferramentas para análise de PACs e uma metodologia que permite orientar de forma mais precisa a implementação de medidas ou ações de mitigação e adaptação.
O objetivo desta sessão é discutir as ferramentas propostas pelo piloto para contribuir com a implementação dos Planos de Ação Climática das cidades latino-americanas, por meio de instrumentos de diagnóstico. O evento busca criar um espaço de intercâmbio para destacar as experiências colocadas em prática e as oportunidades que podem ser relevantes para materializar os ambiciosos compromissos das cidades latino-americanas no âmbito da COP27.
Sobre a LACCW 2022
O Governo da República Dominicana é o anfitrião da LACCW 2022. O evento é organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento , o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Grupo Banco Mundial . Os parceiros na região incluem a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).