Os membros do Fórum de Coordenadores Nacionais do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) na América Latina se reuniram virtualmente no último dia 21 de outubro para a segunda reunião do ano. As discussões do Fórum giraram em torno do processo de validação das estratégias nacionais, com contribuições de coordenadores de vários países da América Latina.
A reunião alcançou o objetivo de ser um espaço de intercâmbio sobre os processos de elaboração das estratégias nacionais e, a partir disso, pensar possíveis oportunidades de colaboração entre os países.
Elise Abbes Castillo, Especialista do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas, abriu a sessão do Fórum destacando os objetivos do encontro de aprofundar as discussões sobre as estratégias nacionais estabelecidas e as trocas de experiências e boas práticas entre os coordenadores de diferentes países.
Para facilitar a troca de experiências e a interação dos coordenadores, ao final da sessão as contribuições e encaminhamentos foram dispostos em um mural virtual compartilhado pelo GCoM. Os participantes puderam preencher o mural com ideias de capacitação, trocas de experiências, encaminhamentos e outras sugestões.
O coordenador do Pacto Global de Prefeitos (GCoM) Américas, Jordan Harris, apresentou as etapas do processo de validação das atividades estratégicas nacionais financiadas pelo GCoM Américas. Também destacou os critérios de pré-validação de acordo com o tipo: processo, coerência, impacto e viabilidade, bem como o detalhamento de cada um dos indicadores correspondentes.
Coordenadores de quatro países tiveram a oportunidade de apresentar os processos, conteúdos e atividades prioritárias de suas estratégias nacionais. A Associação Mexicana de Institutos Municipais de Planejamento (AMIMP) iniciou as apresentações, realizando sua estreia como coordenador nacional do país, seguidos pela Rede Argentina de Municípios contra as Mudanças Climáticas (RAMCC). As duas últimas apresentações ficaram a cargo do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e da União Nacional de Governos Locais (UNGL).
Assista aqui o vídeo da reunião: