A cidade de Despeñaderos, localizada na província de Córdoba, Argentina, demonstrou que é possível unir equidade de gênero e a luta contra a mudança climática. Através do inovador programa “Mulheres Resilientes”, a prefeitura está fazendo uma grande diferença na vida das mulheres que foram vítimas de violência de gênero.
Em março de 2022, quando a prefeitura aderiu ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), decidiu lançar o projeto com a proposta de vincular mulheres e mudança climática. “A cidade esperava cumprir com os objetivos de mitigação da mudança climática e mostrar um exemplo de economia circular, empreendedorismo e o que uma mulher resiliente pode fazer, que sempre há oportunidades para sonhar”, contou a prefeita Carolina Basualdo.
O programa criou uma economia circular e empreendimentos verdes que não apenas promovem a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, mas também fornecem às mulheres a oportunidade de reconstruir suas vidas e de se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Com o apoio da Universidade Nacional de Córdoba e da carreira de design industrial, as mulheres da comunidade aprenderam a criar produtos feitos com materiais de primeiro uso, como resíduos, e a comercializá-los como carteiras e bolsas.
“Esse projeto é uma política pública com muito coração”, explica a prefeita Basualdo, membro do Fórum de Prefeitos e Prefeitas do GCoM, “porque permite que as mulheres que sofreram violência de gênero alcancem a independência econômica e financeira, e promove a inclusão social”.
“É especialmente inspirador ver como mulheres da zona rural, que não tiveram a possibilidade de estudar, encontraram motivação e aprenderam habilidades técnicas na universidade. Com o apoio técnico da cadeira de design industrial, essas mulheres melhoraram sua produção e criaram um emprego verde”, concluiu Basualdo.
O sucesso do programa foi reconhecido pela União Ibero-americana de Prefeituras e pelo governo de Córdoba, o que demonstra que Despeñaderos está liderando o caminho na luta contra a violência de gênero e promovendo a igualdade de gênero na região.
O programa “Mulheres Resilientes” é apenas uma das muitas iniciativas que a prefeitura de Despeñaderos está realizando para melhorar a vida de seus cidadãos. Desde a promoção da igualdade de gênero até a proteção do meio ambiente, a cidade está comprometida em criar um futuro mais sustentável e equitativo.
Este projeto é um grande exemplo do trabalho que a prefeitura está realizando para abordar a violência de gênero e promover a sustentabilidade. “Esperamos que mais programas como esse sejam implementados em todo o mundo, especialmente nas cidades do Pacto Global de Prefeitos, para erradicar a violência de gênero e criar um futuro mais sustentável e equitativo para todos. Juntas, podemos alcançar um mundo mais justo e sustentável para as gerações presentes e futuras”, declarou a especialista em governança do Pacto, Elise Àbbes.