Os Coordenadores e Presidentes dos Comitês Consultivos Nacionais do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina e o Caribe (GCoM-LAC) seguem em contato permanente no fórum virtual do programa. O espaço foi criado para proporcionar a esses atores encontros periódicos de intercâmbio e fortalecimento institucional para a promoção do programa.
“Embora cada país tenha seu contexto específico, as dificuldades que vivenciaram são semelhantes. Ao mesmo tempo, temos atividades que são implementadas em velocidades diferentes em cada país ”, explica Marja Edelman, Coordenadora do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia da América Latina e o Caribe.
A segunda sessão foi liderada pelo Fórum Cidades pela Vida, um dos coordenadores nacionais no Peru. A rede nacional agrupa 35 instituições de 18 cidades: 13 municípios, 8 universidades e 14 organizações da sociedade civil. A arquiteta Martha Ferreyros Paredes apresentou o Guia para vincular os Planos Locais da Ação Climática com Planejamento Institucional e Orçamento Público Municipal. O assunto havia sido escolhido na primeira reunião do Fórum.
Rede global, ações locais
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia tem mais de 10.000 governos locais signatários em 135 países, representando mais de 800 milhões de pessoas ou quase 10% da população mundial. Na região da América Latina e Caribe, mais de 400 cidades fazem parte da iniciativa. A implementação do Pacto na região conta com o apoio do Programa Internacional de Cooperação Urbana para a América Latina e o Caribe (IUC-LAC), financiado pela União Europeia.