O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia – América Latina e Caribe (GCoM-LAC) lança a primeira convocatória para membros da Rede de Apoio, dia 18 de março de 2020. Os membros da Rede de Apoio do Pacto se comprometem, de maneira voluntária, a integrar uma lista de organizações que prestam assistência técnica para as cidades signatárias do GCoM – LAC. Eles devem apoiar trocas e compartilhamento de experiências, melhores práticas, ferramentas ou recursos relevantes entre as cidades. As candidaturas serão avaliadas e validadas pelo Secretariado Regional do Pacto.
Podem participar da convocatória órgãos públicos e governamentais, empresas privadas, organizações não governamentais, universidades e consultorias. As entidades validadas poderão participar de todas as atividades e capacitações como webinars, workshops, publicações oficiais e eventos, além do acesso e participação nos grupos de discussão dedicados e outras plataformas.
Tornar uma organização parte da Rede de Apoio é a oportunidade de ampliar a listar de contatos profissionais e desenvolver novos negócios, além de alcançar maior visibilidade em escala nacional, regional e internacional, através da promoção das ações realizadas no site e nas redes sociais do Pacto, podendo desenvolver e promover estratégia ética corporativa própria.
Outra vantagem de fazer parte da Rede de Apoio é poder integrar as atividades oferecidas pelo CDP (anteriormente conhecido como Carbon Disclosure Project), tais como eventos, rodadas de negócios e webinars. O CDP juntamente com o ICLEI – governos locais pela sustentabilidade lançaram em 2019 a Plataforma Unificada de Reporte CDP & ICLEI, uma das plataformas oficiais de reporte para as cidades signatárias do Pacto. As cidades que reportam suas ações climáticas ganham em competitividade, antecipam mudanças regulamentares e políticas, identificam e monitoram os riscos climáticos e podem atrair financiamento por meio do programa Matchmaker do CDP e do Programa de Ações Transformadoras (TAP)do ICLEI, pois o financiamento é crucial para colocar em prática os planos de ação climática.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia reúne formalmente o antigo “Pacto de Prefeitos” e o Pacto de Prefeitos da União Europeia, as duas principais iniciativas para ajudar cidades e governos locais na transição para uma economia de baixo carbono e demonstrar seu impacto global. Dirigida pelo Enviado Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para as Cidades e Mudanças Climáticas, Michael R. Bloomberg, e pelo Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, a coalizão compreende mais de 10.000 cidades em 6 continentes e 135 países, que representam mais de 800 milhões de pessoas, mais de 10,7% da população mundial.