Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) Municípios compila dados completos de emissões de todos os municípios brasileiros; AdaptaBrasil disponibiliza dados sobre o clima e informações sobre riscos de impacto
O SEEG Municípios é uma iniciativa do Observatório do Clima que conta com as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todos os estados brasileiros e no distrito federal no período de 1970 a 2019, para todos os setores. A partir de seu lançamento, o sistema passa a ser aliado em direção a ações afirmativas para reduzir essas emissões.
Agora os dados podem ser acessados por qualquer pessoa de forma simples e acessível pelo site do sistema e estão disponíveis para consultas dos municípios, visando auxiliar na elaboração de estudos e políticas públicas em busca de garantir desenvolvimento sustentável por meio da redução de emissão de GEEs.
Além da base de dados completa, no portal também podem ser encontrados os detalhes sobre a metodologia aplicada no levantamento, o passo a passo da produção das estimativas, como é feita a análise de qualidade, diversos infográficos apontando as evoluções das emissões no Brasil e vários outros conteúdos relevantes.
É a primeira vez que o levantamento de dados é feito abrangendo os 5.570 municípios brasileiros e os dados são ainda mais importantes para as cidades que não possuem capacidade técnica para ter dados de qualidade. O projeto é financiado pela União Europeia no Brasil, OAKFoundation, Instituto Clima e Sociedade e Climate and Land Use Alliance. Conta também com a parceria do ICLEI América do Sul, Observatório do Clima, IPAM, Instituto de Energia e Meio Ambiente, Imaflora Brasil e Imazon.
Tutoriais
Saiba como acessar os dados do portal Seeg Brasil:
AdaptaBrasil
O Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças Climáticas (AdaptaBrasil MCTI) tem como meta integrar e disseminar informações sobre o avanço das análises dos impactos das mudanças climáticas, observados no território nacional.
Instituído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em outubro de 2020, o sistema também busca promover subsídios às autoridades responsáveis pelas ações de adaptação.
Na plataforma é possível encontrar análise de informações atualizadas sobre o clima e os riscos de impactos no Brasil. Por meio de um mapa interativo é possível localizar os riscos de impacto na segurança hídrica, alimentar e energética nos estados brasileiros, permitindo que qualquer pessoa obtenha não apenas os dados atuais como também projeções futuras.
Os dados apresentados são retirados da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), dos Ministérios da Saúde, Cidadania, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e outros 15 órgãos e entidades.
O AdaptaBrasil MCTI é desenvolvido por meio de uma cooperação entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP), sendo fomentado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O sistema garante a acessibilidade com os recursos de tradução em libras e ferramentas de narração por áudio.