O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) participou do seminário “A Ambição Climática das Mercocidades”, realizado no dia 2 de dezembro, e que reuniu representantes de organizações internacionais e atores globais ligados à ação climática, à biodiversidade e ao municipalismo. A reunião aconteceu no contexto da 26ª Cúpula de Mercocidades.
A apresentação do Pacto Global de Prefeitos foi conduzida pela Oficial de Programas da Equipe Regional para as Américas do FPI da União Europeia, Stephanie Horel, que destacou o trabalho colaborativo na busca de financiamento para que os governos possam desenvolver projetos concretos e que o helpdesk da aliança apoia as cidades para permitir o progresso no desenvolvimento de seus planos de ação climática.
“A COP26 acabou sendo uma COP inclusiva, porque os governos locais têm conseguido compartilhar e dar visibilidade às suas ações contra as mudanças climáticas. Durante a Conferência ficou claro o papel fundamental das cidades, que cada vez mais devem pensar globalmente e agir localmente para realizar ações climáticas eficientes”. Stephanie também destacou a importância da participação dos cidadãos no processo de transição energética: “sem o apoio dos cidadãos não será possível fazer uma transição justa”.
Além disso, durante suas apresentações, representantes dos governos locais de Canelones e Montevidéu, Uruguai, Lima, Peru, Peñalolén, Chile, e São Leopoldo, Brasil, que fazem parte da rede GCoM, abordaram experiências e desafios climáticos em suas cidades.
Na abertura do evento, Carolina Cosse, prefeita de Montevidéu, Uruguai, refletiu os dois principais planos de ação da cidade sobre o tema, apresentados na COP26, e apontou a necessidade de ver a justiça ambiental associada à justiça social. Por sua vez, o diretor-geral de Gestão Ambiental de Canelones do Uruguai, Leonardo Herou, apresentou a estratégia de ação climática, que inclui adaptação, ações de mitigação e fortalecimento da capacidade de atuação do governo.
O prefeito de São Leopoldo (RS) e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi, apresentou o Observatório de Mudanças Climáticas da cidade e destacou, entre os objetivos para o ciclo 2021-2023, a publicação do primeiro inventário de emissões de carbono da rede interativa, uma plataforma sobre as emissões de CO₂ e seus impactos na sociedade. Até 2023, o município aspira emitir seus primeiros créditos de carbono.
O Município de Lima foi representado pela Chefe de Comunicação e Sustentabilidade de Lima, Lorena Montellanos, que apresentou as ações desenvolvidas para o enfrentamento das mudanças climáticas e destacou o papel fundamental dos governos locais no combate à crise climática e na continuidade do trabalho dos compromissos assumidos.
O Diretor de Meio Ambiente de Peñalolén, Chile, Ricardo Cofre, apresentou o progresso da cidade e destacou três eixos nos quais estão atuando: gestão sustentável de resíduos, educação ambiental e gestão de ecossistemas.
Declaração de Esteban Echeverría
No final da cúpula, os governos locais de 9 países assinaram uma declaração conjunta que enfatiza a necessidade de criar “territórios inclusivos, sustentáveis e resilientes” para um “mundo mais justo, diverso e igualitário”. E a demanda de que, dado o crescimento constante das responsabilidades locais, o apoio financeiro e o compromisso político nos níveis nacional, regional e global sejam necessários para o avanço desses objetivos. Acesse a “Declaração de Esteban Echeverría – Os governos locais estão sempre presentes”.
Sobre Mercocidades
Mercocidades é uma das mais importantes redes de governos locais da América do Sul e referência em processos de integração regional. A rede faz parte do Comitê Gestor Regional do Pacto Global de Prefeitos, com 106 de suas cidades-membro comprometidas com a luta climática. A rede tem membros de 10 países do continente onde vivem mais de 120 milhões de pessoas. A missão da Mercocidades é promover a identidade e a integração regional para garantir o desenvolvimento das cidades e o bem-estar sul-americano.
Veja o resumo do evento: