No dia 24 de março, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia inicia o diálogo “Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia: apostando em uma agenda de recuperação verde na América Latina”. Liderado pelo prefeito de Lima, Jorge Muñoz, o encontro virtual reunirá prefeitos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Uruguai.
As cidades latino-americanas foram fortemente afetadas pela pandemia de COVID-19. Apesar da situação difícil que enfrentam, eles são os motores econômicos essenciais para impulsionar a recuperação econômica dos países, fazendo-a de forma sustentável e inclusiva.
Ao abordar a necessidade urgente de reviver essas economias, devemos ter em mente a ameaça cada vez mais urgente da mudança climática. “Esta reinicialização é uma oportunidade para considerar os impactos das mudanças climáticas no equilíbrio ambiental e promover uma recuperação econômica sustentável e inclusiva. É a nossa oportunidade de reconstruir de forma mais limpa, sustentável e resiliente”, destacou a responsável pela América Latina no projeto Apoio ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia nas Américas, Marja Edelman.
Em junho de 2020, a diretoria do Pacto, em nome das mais de 10.000 cidades que fazem parte da iniciativa, clamou por uma recuperação verde e justa. O prefeito de Lima, Jorge Muñoz, representante da América Latina e Caribe no Conselho, abordou todas as cidades da região para conhecer seus desafios para uma recuperação verde e suas experiências de sucesso.
O evento será uma oportunidade para as cidades compartilharem suas histórias de recuperação ecológica e melhores práticas com outras cidades da região. Os temas do encontro trarão experiências de soluções baseadas na natureza; mobilidade sustentável; transição de energia; economia circular e gestão de resíduos; qualidade do ar e saúde pública; e segurança alimentar.
As cidades também terão a oportunidade de aprender e se envolver nas campanhas Race to Zero e Race to Resilience da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
A organização do evento conta com o apoio da Prefeitura de Lima e Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e do C40 Cities. Os diálogos serão mediados pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA), Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e Mercociudades.
Informação importante:
O evento terá tradução simultânea para espanhol e português. Para participar é necessário se cadastrar com antecedência: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUscuGuqz4tGdFebmjJhgOd1qtg2X9IUi91. Posteriormente, você receberá um e-mail de confirmação e informações sobre como acessar o evento.
O evento também será transmitido pelo YouTube no link: https://www.youtube.com/watch?v=k1ZsHXogHEo&ab_channel=GCoM-LAC
Programa :
Data: 24 de março, 9h00 – 11h30 (GMT -5)
Sessão 1: Definindo a agenda para uma recuperação verde e saudável na América Latina
Sessão 2: Boas práticas e soluções escaláveis em cidades latino-americanas
Sessão 3: Recursos e oportunidades para iniciar projetos