A maior aliança global para a liderança climática das cidades dá as boas-vindas ao prefeito Takeharu Yamanaka, à prefeita Carolina Basualdo e ao prefeito Georges Youssef ao seu Conselho de Prefeitos e Líderes
Bruxelas, Bélgica (18 de abril de 2023) – Hoje, o Pacto de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) – a maior aliança global para a liderança climática das cidades – recebeu três novos prefeitos em seu Conselho de Prefeitos e Líderes: O prefeito Takeharu Yamanaka de Yokohama, Japão; a prefeita Carolina Basualdo do município de Despeñaderos, Argentina; e o prefeito Georges Youssef de Menjez, Líbano.
Em suas funções como membros do Conselho do GCoM, os Prefeitos Yamanaka, Basualdo e Youssef servirão como embaixadores da ação climática urbana em nível local, nacional e global. Como líderes climáticos locais, eles representarão suas regiões no cenário global, capacitando as cidades a colaborar com os governos nacionais para ajudar a atender e superar suas mais altas ambições sob o Acordo de Paris, e para impulsionar metas climáticas agressivas em todo o Leste Asiático, América Latina, Oriente Médio e Norte da África.
“Em todo o mundo, prefeitos e líderes locais estão por trás de muitas das soluções para nossa crise climática – e, quanto mais eles lideram o caminho, mais progresso podemos fazer”, disse Michael R. Bloomberg, Enviado Especial do Secretário Geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas, Co-Presidente do Pacto Global de Prefeitos e fundador da Bloomberg Philanthropies. “Tenho o prazer de dar as boas-vindas a três prefeitos dinâmicos ao Pacto Global de Prefeitos – Prefeito Yamanaka, Prefeito Basualdo e Prefeito Youssef – e nossa equipe está ansiosa para trabalhar com eles para encontrar novas formas de expandir nossas ambições e ajudar mais cidades a agir”.
“Os impactos da crise climática estão se tornando mais evidentes a cada dia. Em todo o mundo, os prefeitos têm estado na vanguarda da resposta com medidas locais que fazem uma grande diferença na vida cotidiana de todos em sua cidade. Desde tomar medidas para impulsionar a ciclagem, o transporte rodoviário limpo, reduzir o desperdício, até reformar casas ou tornar os espaços públicos mais verdes; os prefeitos ajudam a tornar a transição climática uma realidade”, disse Frans Timmermans, Co-Presidente do Pacto Global de Prefeitos e Vice-Presidente Executivo para o Acordo Verde Europeu. “Parabenizo calorosamente o prefeito Yamanaka, a prefeita Basualdo e o prefeito Youssef por suas nomeações e espero ansiosamente para trabalharmos juntos”.
Com o GCoM aberto a todas as cidades e municípios, de qualquer tamanho e região do mundo, a prefeita Carolina Basualdo lidera um pequeno município na Argentina. Em 2022, sob a liderança de Basualdo, Despeñaderos finalizou seu Plano de Ação Climática Local, delineando políticas e ações-chave para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. Basualdo também acredita fortemente no poder das redes para provocar mudanças significativas, presidindo o Fórum de Mulheres nos Governos Locais, colaborando com a Red Argentina de Municípios Frente al Cambio Climático, e servindo como presidente do Fórum Regional de Prefeitos do GCoM na América Latina. Como uma jovem líder, a prefeita Basualdo traz uma perspectiva diversa e crítica para acelerar a ação climática nos níveis local, regional e global, incluindo a colocação da equidade de gênero no centro das políticas climáticas.
Como a segunda maior cidade do Japão, com uma população de mais de 3,7 milhões de habitantes, Yokohama tem estado na vanguarda da ação climática local no Japão por muitos anos. Em 2019, Yokohama foi uma das primeiras cidades no Japão a se comprometer a atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050. Desde sua eleição em 2021, o prefeito Yamanaka continuou a aumentar a liderança climática da cidade. Mais recentemente, a cidade obteve um lugar de destaque na CDP 2021 Cities A-List por seus esforços para adaptar e mitigar os impactos crescentes da mudança climática, incluindo a construção de uma infraestrutura resiliente para enfrentar inundações extremas. Sob a administração de Yamanaka, Yokohama também continuou a trabalhar ao lado de mais de 2.500 governos locais e regionais para promover o desenvolvimento urbano sustentável como cidade membro do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
Desde sua eleição, em 2012, o prefeito Youssef de Menjez tem sido um campeão da sustentabilidade urbana e das soluções climáticas no Oriente Médio. Como prefeito, ele liderou o desenvolvimento do Acesso à Energia Sustentável e do Plano de Ação Climática para Menjez, incluindo soluções para energia limpa, gestão da água, reflorestamento e eficiência energética. O prefeito Youssef também demonstrou liderança robusta e eficaz no financiamento do clima, assegurando financiamento de vários doadores para uma multiplicidade de projetos para ajudar a construir resiliência e tornar o município mais verde.
“Podemos acelerar a ação climática se trabalharmos juntos, de forma comprometida, com metas e políticas claras para um mundo mais resiliente e sustentável”, disse a prefeita Carolina Basualdo, de Despeñaderos, Argentina. “Quer sejamos uma cidade menor ou maior, enfrentamos o desafio de integrar a ação climática em todas as nossas políticas e níveis de governo. O papel das mulheres na ação climática é crucial para avançarmos e construirmos comunidades mais iguais e sustentáveis”.
“É uma grande honra ser nomeado para o Conselho do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, representando o ICLEI e a região do Leste Asiático. Estou satisfeito por ter essa oportunidade de trabalhar com líderes de cidades globais que compartilham a determinação de enfrentar as mudanças climáticas”, comentou o prefeito Takeharu Yamanaka, de Yokohama, Japão. “Com a tendência contínua de urbanização, é fundamental que os governos locais assumam a liderança na descarbonização por meio de ações em vários níveis. Yokohama trabalhará para envolver nossas outras cidades globais por meio de parcerias sólidas para contribuir com a descarbonização e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”
“Estamos em um momento crucial para a ação climática em nível de cidade”, disse o prefeito Georges Youssef de Menjez, Líbano. “Sinto-me honrado em ter a oportunidade de apoiar prefeitos de toda a região no avanço de suas prioridades climáticas e de sustentabilidade. Estou ansioso para elevar a ação climática local aqui no Oriente Médio e servir de modelo para cidades de todo o mundo neste momento crítico da história”.
Os membros do Conselho do Pacto Global representam mais de 12.500 cidades e governos locais em todo o mundo comprometidos com ações ambiciosas para combater a crise climática e construir comunidades resilientes.
A aliança GCoM é co-presidida por Michael R. Bloomberg, Enviado Especial da ONU sobre Ambição e Soluções Climáticas, fundador da Bloomberg Philanthropies e Bloomberg LP, e 108º Prefeito da cidade de Nova Iorque, e Frans Timmermans, Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia para o Acordo Verde Europeu.
###
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM)
O GCoM é a maior aliança global para a liderança climática das cidades, unindo uma coalizão global de mais de 12.500 cidades e governos locais e mais de 100 parceiros de apoio. As cidades e parceiros do GCoM compartilham uma visão de longo prazo de apoiar ações voluntárias para combater as mudanças climáticas e para uma sociedade resiliente e de baixa emissão. O GCoM serve às cidades e governos locais mobilizando e apoiando ações climáticas e energéticas ambiciosas, mensuráveis e planejadas em suas comunidades, trabalhando com redes urbanas/regionais, governos nacionais e outros parceiros para alcançar nossa visão. Liderada hoje pelo Enviado Especial da ONU sobre Ambição e Soluções Climáticas Michael R. Bloomberg e o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia Frans Timmermans, a coalizão compreende cidades em seis continentes e 144 países, representando mais de um bilhão de pessoas ou mais de 13% da população global.
Para saber mais sobre o GCoM, por favor visite nosso website, ou nos siga no Twitter, Instagram, Facebook, e LinkedIn.