O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia deu um passo adiante com o lançamento oficial da iniciativa no México. Durante a Smart City Expo LatAm 2018, nos dias 11 e 13 de setembro, na cidade de Puebla, ocorreu o lançamento acima mencionado.
Durante este evento, 6 cidades mexicanas aderiram ao Pacto e demonstraram seu compromisso com a luta contra as mudanças climáticas. Além disso, as cidades de Corrientes, na Argentina, e Santa Anita, no Peru, também foram integradas nessa iniciativa global.
As apresentações foram feitas pelos representantes das cidades que acabaram de ingressar no Pacto, em que cada uma delas apresentou suas ações de combate às mudanças climáticas.
Manuel Fuentes, chefe do Programa Internacional de Cooperação Urbana para a América Latina (IUC-LAC), apresentou o progresso do Pacto na América Latina. Ele também participou do painel sobre desenvolvimento econômico sustentável, organizado pela GIZ no México. “A parte mais importante da reunião no México foi a integração entre o Pacto da América do Sul e o Pacto do México e também uma integração entre os prefeitos da América do Sul e México. Com grande troca de ideias, foram criadas sinergias entre grupos de prefeitos “, declarou Manuel Fuentes.
O evento reuniu os principais representantes das cidades, instituições, organizações da sociedade civil e empresas participantes que desejam identificar desafios comuns e assim colabora, compartilhando e discutindo soluções para melhorar o planejamento urbano em questões de mitigação, adaptação às mudanças climáticas e acesso à energia.
As principais organizações envolvidas com a iniciativa estavam presentes, como a delegação da União Europeia no México, representada pela Sra. Imma Roca i Cortes, Grupo de grandes cidades para a liderança climática (C40), Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). , Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Plano de Desenvolvimento de Capacidades (CDP), Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC), Direção Geral de Energia (DG Energia), Direção Geral do Clima (DG Clima) e outros .
Este evento terá um papel importante na disseminação e promoção do Pacto, para que mais cidades estejam cientes das atividades do Pacto e tenham interesse em aderir a ele, fortalecendo assim a cooperação entre as cidades na missão de enfrentar as mudanças climáticas.