O Pacto Global de Prefeitos participou da atividade “Contribuições da rede Mercociudades para o Pacto para o Futuro e a COP27”, organizada por Mercociudades.
O diálogo, que contou com a participação e contribuições do Pacto Global de Prefeitos, reuniu as contribuições de governos locais para o Pacto para o Futuro, como representação da seção latino-americana de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), ao documento político a ser discutido no próximo Congresso Mundial em Daejeon, Coreia do Sul, de 10 a 14 de outubro de 2022.
Trata-se de um documento que se baseia na noção de que os governos locais e regionais têm um papel fundamental como atores políticos, cujo principal objetivo é salvaguardar os sonhos e aspirações das comunidades, equilibrando ao mesmo tempo as necessidades das gerações atuais com as das gerações futuras.
Este Pacto entende que a igualdade é um pilar indispensável de qualquer sociedade sustentável e sustenta a necessidade de uma mudança na relação com a natureza, o que requer uma governança renovada, com a confiança como elemento essencial entre os atores.
Representando o Pacto Global de Prefeitos, a Coordenadora do Helpdesk do GCoM Américas, Valentina Falkenstein, parabenizou Mercociudades pela iniciativa e ressaltou a importância de gerar instâncias de diálogo que destaquem as prioridades e os compromissos das cidades latino-americanas nas negociações da COP27. “Reconhecemos que o trabalho e as capacidades dos governos se fortalecem e se amplificam quando se trabalha em rede, e iniciativas como essa contribuem para que os governos locais da América Latina cheguem à COP27 com uma só voz”, concluiu.