A Rede Argentina de Municípios Frente às Mudanças Climáticas (RAMCC) e a organização YVYJARYI – Cidadania contra as mudanças climáticas da República do Paraguai estão em intercâmbio desde maio com o objetivo de trabalhar nas bases para o desenvolvimento de Planos de Ação Climática nos governos locais paraguaios. A ação é coorganizada pela Fundação Friedrich Ebert (FES). YVYJARYI reúne organizações civis e municípios paraguaios que visam promover medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O programa de intercâmbio entre as entidades também prevê a apresentação de metodologia para o desenvolvimento de inventário de gases de efeito estufa (GEE), contribuir para o desenvolvimento de uma ferramenta de cálculo para estimativa de GEE, além de apresentar os conceitos a serem levados em consideração na avaliação de riscos climáticos e conhecer e definir ações relacionadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Além disso, as organizações buscam consolidar um vínculo de solidariedade para promover e fortalecer redes que coordenam a gestão local contra as mudanças climáticas na região.
A ideia é que os governos locais paraguaios consigam implementar uma ferramenta de cálculo para estimativa de gases de efeito estufa, consiga fazer a avaliação de riscos climáticos, além de sistematizar ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “Vamos compartilhar o conhecimento com nossos pontos focais dos municípios e, assim, teremos ferramentas construídas de maneira participativa, que consideramos alcançar uma maior apropriação pelos municípios e seus cidadãos”, disse Isaac Buergo Almirón, Coordenador Nacional do Projeto Yvyjaryi.
YVYJARYI
O projeto YVYJARYI – Cidadania contra Mudanças Climáticas é co-financiado com fundos da União Europeia e está completando três anos de execução. Existem onze municípios envolvidos, divididos por região: em Itapúa estão Encarnación, Capitán Miranda, San Juan do Paraná e Carmen del Paraná; na região metropolitana estão Assunção, Luque, Lambaré e Mariano Roque Alonso e na região de Bajo Chaco estão os municípios de Benjamín Aceval e Villa Hayes.
RAMCC
A Rede Argentina de Municípios Frente às Mudanças Climáticas (RAMCC) é uma das coordenadoras nacionais do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina e Caribe (GCoM-LAC), que recebe apoio da União Europeia através do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC). A organização atende atualmente 214 municípios, o que representa 26% da população do país. Deste total, 112 cidades da rede são signatárias do GCoM LAC e 30 delas foram reconhecidas pelo GCoM com a medalha de conformidade total.