Hoje, 29, a cidade de Chitré, na província de Herrera, no Panamá, aderiu ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia em uma cerimônia virtual de assinatura. Com sua incorporação, já são sete cidades signatárias da maior coalizão global de governos locais do Panamá, voluntariamente comprometidos com o combate às mudanças climáticas, o que representa um primeiro passo para sociedades mais limpas e harmoniosas com o meio ambiente.
Em seu discurso de abertura, o Diretor Executivo da Associação de Municípios do Panamá (AMUPA), Jorge Panay destacou o efeito da primeira assinatura com o município de Ocú e que continua o esforço para envolver mais municípios no Pacto.
“Espero que possamos continuar a fazer isso. Nossa meta é que até 2024, 100% dos governos locais do Panamá façam parte do GCoM e que o Panamá ofereça um modelo territorial de esforços sustentáveis para enfrentar a questão da mudança climática ”, disse Panay.
A coordenadora do Pacto Global de prefeitos da América Latina e o Caribe, Marja Edelman, reconheceu que o compromisso assumido pelos prefeitos é voluntário, fruto de uma visão intersetorial de longo prazo, destacando que, portanto, “requer muito trabalho e esforço de coordenação, busca de dados e informações e um elevado nível de empenho e determinação por parte das equipas municipais ”. Edelman dirigiu as seguintes palavras ao prefeito de Chitré, Juan Carlos Huerta:
“Parabenizo vocês porque ao divulgar e priorizar a agenda do clima você se junta à liderança da luta por um mundo melhor”.
O prefeito Juan Carlos Huerta agradeceu o evento virtual onde assinou a carta de compromisso que lhe permitirá estabelecer alianças estratégicas com organizações nacionais e internacionais para unir esforços com vistas a minimizar os efeitos das mudanças climáticas.
“Temos uma população muito ativa e geminada que sempre se junta nos momentos mais difíceis e que se esforça para fazer avançar o nosso distrito. Além do evento, este é um compromisso meu, da prefeitura, do distrito e de todo o pessoal sob minha responsabilidade ”, destacou Huerta.
Também participaram do evento Ligia Castro de Doens, Assessora da Ministra do Meio Ambiente e Diretora Nacional de Mudanças Climáticas, Melitza Anani Tristán, Diretora Nacional de Cultura Ambiental, Guadalupe González, Diretora de Eletricidade do SNE, em representação da Secretaria Nacional de Energia e parte da Equipe Técnica da AMUPA. Todos, nos seus discursos, se comprometeram a apoiar o município de Chitré desta forma, para que esta aliança dê os melhores resultados.
A coordenação geral do evento esteve a cargo de Jorge Solís, Gerente de Desenvolvimento Local e Sustentabilidade da AMUPA.