Eventos

Cidades latino-americanas e caribenhas avançam na Ação Climática: Encontro do Pacto Global de Prefeitos durante a Semana do Clima 2023

 

24 de outubro de 2023. Cidade do Panamá, Panamá. Com a participação de mais de 20 prefeitas e prefeitos de toda a região, foi realizado o “Encontro das Cidades Latino-Americanas e Caribenhas do Pacto Global de Prefeitos” nos dias 23 e 24 de outubro, na vibrante Cidade do Panamá, no âmbito da Semana do Clima 2023.

Este encontro foi coorganizado com o apoio da União Europeia, Bloomberg Philanthropies e do City Climate Finance Gap Fund, e marcou a primeira vez em que cidades de ambas as regiões – Caribe e América Latina – se reuniram para compartilhar suas experiências e discutir sobre as principais ações e desafios que enfrentam, juntamente com representantes de organizações não governamentais, empresas privadas, instituições acadêmicas e da sociedade civil.

“É importante lembrar que o Pacto Global de Prefeitos para o Clima e a Energia é a maior aliança de governos locais do mundo, o que nos permite, sejam municípios grandes ou pequenos, ter voz para mostrar ao mundo o que estamos fazendo”, disse Carolina Basualdo, prefeita de Despeñaderos, Argentina, e presidente do Fórum de Prefeitos do Pacto.

A programação de segunda-feira, 23 de outubro, começou com uma sessão intitulada “Diálogo sobre Investimento Climático Local”, na qual Izabela Matusz, Embaixadora da União Europeia no Panamá, destacou que a UE também incentiva as cidades a unirem suas vozes com o objetivo de garantir uma representação significativa nas diferentes COPs sobre Mudanças Climáticas.

“As cidades devem liderar a Ação Climática e é melhor promover esse liderança de forma unida, especialmente na COP30, prevista para 2025 em Belém do Pará, no Brasil, onde a região amazônica terá um papel relevante”, ressaltou Matusz.

Em seguida, teve início o painel: “Lições Aprendidas de Parcerias Bem-sucedidas na Ação Climática Local“, uma sessão que permitiu aos participantes dialogar sobre as oportunidades para superar os desafios climáticos de forma justa e socialmente equitativa, com a participação de mais de 10 empresas privadas europeias.

“Trocamos experiências sobre o que fazemos, como fazemos e por que fazemos, e também foi muito interessante participar da sessão do Marketplace, pois foi um momento projetado para fortalecer, expandir e discutir iniciativas climáticas urbanas entre cidades e empresas privadas provedoras de soluções, financiadores e outros parceiros”, disse Gonzalo Durán, prefeito de Independência, Chile.

Por sua vez, Marcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, destacou o valor de ouvir as experiências do Caribe em relação a gênero e mudanças climáticas, um tema que mostra claramente como as desigualdades de gênero aumentam a lacuna de oportunidades entre homens e mulheres.

“A crise climática afeta com mais intensidade meninas e mulheres, pois são elas que carregam uma responsabilidade desproporcional quando se trata de garantir alimentos e água. Estamos aqui hoje para dar visibilidade a essa realidade e dar voz às mulheres na agenda climática”, ressaltou Conrado.

O segundo dia do encontro foi dedicado à realização de workshops sobre “Planejamento Climático Local”, nos quais Winston Maragh, prefeito de May Pen, na Jamaica, comentou: “Aprendemos muito sobre os problemas climáticos enfrentados por outros países, semelhantes aos enfrentados pela Jamaica. Por isso, ao retornar, apresentarei esses planos de ação climática a todos os meus colegas prefeitos”.

Além disso, este segundo dia incluiu treinamentos sobre a iniciativa “City Climate Finance Gap Fund”, com o objetivo de ensinar às cidades como se candidatar a esse fundo. Essas sessões práticas fortaleceram as capacidades dos representantes das cidades para uma participação efetiva no Gap Fund, incluindo a compreensão dos critérios de elegibilidade e o processo de apresentação de Manifestações de Interesse. O Gap Fund é uma iniciativa voltada para projetos de baixo carbono e resistentes ao clima em suas fases iniciais, oferecendo amplas oportunidades para as cidades da região.

Além disso, durante ambos os dias do encontro, foram organizadas reuniões bilaterais sobre oportunidades de negócios entre empresas europeias e governos locais, com o objetivo de discutir e explorar oportunidades de investimento e colaboração na ação climática.

Mais informações sobre as sessões: https://pactodealcaldes-la.org/agenda-laccw23/

Sobre o Pacto Global de Prefeitos para o Clima e a Energia:

O Pacto Global de Prefeitos para o Clima e a Energia é a maior coalizão de prefeitos e líderes locais comprometidos com a ação climática. Com mais de 12.700 cidades e governos locais em todo o mundo, o Pacto trabalha para enfrentar as mudanças climáticas e acelerar a transição para um futuro sustentável e resiliente. O compromisso do Pacto é ajudar as cidades a alcançar seus objetivos climáticos e energéticos e contribuir para os objetivos globais do Acordo de Paris.

Semana do Clima 2023:

Um dos eventos regionais mais importantes do ano, desempenhando um papel crucial no avanço da ação climática na América Latina e no Caribe. Hospedado pelo governo do Panamá, este evento é um dos quatro prelúdios para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP 28 em Dubai. Além disso, marca o encerramento do primeiro Global Stocktake, um processo projetado para acompanhar o progresso em direção ao cumprimento dos objetivos-chave do Acordo de Paris.

Link para visualizar fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/199412922@N06/albums/72177720312139285

Contato de Imprensa:

Alexandra Cortés: [email protected]

Melanija Tacconi: [email protected]

Geral: [email protected]