Muitas cidades têm metas climáticas ambiciosas e fortes planos de ação climática, mas têm dificuldade de transformar grandes ideias em ações concretas, seja por falta de experiência ou por falta de conhecimento para desenvolver projetos financiáveis e atrair financiamento.
Para resolver este problema, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) nas Américas visa estabelecer um grupo de “Cidades Bandeira” que receberá assistência técnica para desenvolver a ação climática desde a conceitual até a financeira.
Este grupo capacitará o pessoal da cidade para conduzir a ação climática através de uma combinação de conselhos, tutoria e revisão de exemplos bem sucedidos. O apoio será fornecido através de uma gama de meios e formatos durante um período de 12 meses para tentar ajudar as cidades/cidades/regiões a desenvolver ações dentro de suas cidades através da viabilidade, financiamento e para a implementação.
Uma coorte de cidades será estabelecida para levar isto adiante coletivamente, com assistência técnica fornecida por meio de suporte individual, webinars e workshops. Todos os treinamentos, interações e eventos serão realizados online para maximizar o uso dos recursos disponíveis para treinamento e interação sobre tópicos relevantes.
Quem pode se candidatar?
As cidades membros da GCoM Américas com mais de 50.000 habitantes que ganharam todos os 3 crachás de mitigação GCoM (Inventário/Alvo/Plano) ou todos os 3 crachás de adaptação (Avaliação/Alvo/Plano), ou ambos, são elegíveis para se candidatarem.
Além disso, o GCoM exige que a cidade beneficiária possa dedicar tempo ao tema, participar de treinamentos, oficinas, etc., e acompanhar as tarefas entre as sessões, a fim de avançar suas ações climáticas durante os 12 meses de duração do projeto.
Para saber mais sobre o que a assistência técnica cobre e as responsabilidades principais das cidades, veja a convocatória. Para se candidatar, acesse o formulário de inscrição até 30 de setembro.