Santiago do Chile sediou a primeira reunião entre representantes da RAMCC e da Rede Chilena de Municípios para as Mudanças Climáticas (RedMuniCC), realizada nos dias 1 e 2 de agosto na sede do Governo Regional Metropolitano de Santiago.
Os governos locais dos países vizinhos da Argentina e do Chile mostram liderança na corrida pela luta contra a mudança climática. Nesse contexto, representantes de ambas as organizações foram protagonistas de uma atividade em que foram discutidas experiências em planejamento climático, ações implementadas e alternativas de financiamento.
No contexto do fortalecimento da ação para o cumprimento dos NDC, foram discutidas principalmente quais são as possibilidades de aumentar o compromisso local e identificar as barreiras a serem levantadas para acelerar a ação pelo o clima.
Em nome da RAMCC, participaram o Prefeito de Pérez, Pablo Corsalino; o Prefeito de Tilisarao, Jorge Fernández; o Presidente Comunal de Soldini, Alejandro Luciani; o Secretário de Meio Ambiente e Obras Públicas da cidade de Godoy Cruz, Diego Coronel; o Responsável pelas Relações Institucionais da RAMCC, Florencia Mitchell; e Juan Manuel Aguilar, membro da equipe técnica da RAMCC.
Da RedMuniCC, havia representantes dos municípios de Renca, Santiago, Providencia, Peñalolén, Vitacura; a Prefeita do Município de Lampa, Graciela Ortúzar Novoa; e o Prefeito do Município da Independência, Gonzalo Durán Baronti.
A organização da atividade ficou a cargo da organização Adapt-Chile, da qual estiveram presentes seu diretor, Jordan Harris; A Vice-Diretora Pía Hevia; e a Coordenadora de Projetos, Carolina Eing.
Além disso, contou com a presença de Gladys Santis, do escritório de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente do Chile e a participação virtual da Diretora Nacional de Mudanças Climáticas da República Argentina Soledad Aguilar.
A atividade contou com o apoio da Fundação Avina e do programa Euroclima Plus, financiado pela União Europeia.
Fonte: RAMCC