O Pacto Global de Prefeitos para Clima e Energia na América Latina e Caribe (GCoM LAC) iniciou na última quarta-feira, 22 de maio, seu ciclo de webinários em espanhol, no qual busca compartilhar com autoridades municipais e organizações conhecimentos que os ajudarão a implementar soluções inovadoras e sustentável em seus territórios. Eles também serão convidados a trabalhar em conjunto com outras cidades ao redor do mundo para conectar e compartilhar soluções e experiências em desenvolvimento urbano sustentável.
O primeiro webinar começou com uma introdução ao Pacto Global de Prefeitos, conduzida por Elise Abbes, do Secretariado Global do GCoM. Em seguida, Marja Edelman, da Secretaria Regional da GCoM, apresentou a comunidade do Pacto na América Latina e no Caribe e outros aspectos relacionados ao projeto como sua governança e o suporte de Helpdesk. Ademais, Elise Abbes, em sua segunda apresentação, explicou os benefícios para os prefeitos e suas cidades de ingressarem no GCoM.
O ponto forte do primeiro webinar veio com a apresentação do estudo de caso da cidade mexicana de Mérida, desenvolvida por Leticia Roche, da Subdireção de Infra-estrutura Verde, responsável pela Infra-estrutura Municipal Plano Verde e Lucero Marquez, do Departamento de Planejamento, responsável pelo Plano Ação Municipal Municipal. No espaço foi exposto o apoio recebido pelo programa, os planos realizados e as lições aprendidas em seu processo como cidade signatária do GCoM.
A atividade, que contou com a participação de dezenas de autoridades locais, foi concluída com uma rodada de respostas às perguntas feitas no decorrer das apresentações e com o subsequente encerramento.
Se não teve oportunidade de acompanhar a sessão ao vivo, pode assisti-la clicando aqui (Espanhol).
O primeiro webinário em português será transmitido no dia 5 de junho, quarta-feira às 11:00, horário de Brasília sob o mesmo tema: Introdução ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia reúne formalmente o Compact of Mayor e o Covenant of Mayors da UE, as duas principais iniciativas das cidades para ajudar as cidades e os governos locais na sua transição para uma economia de baixo carbono e demonstrar seu impacto global. Liderados pelo enviado especial do Secretário-Geral das Cidades e Mudanças Climáticas das Nações Unidas, Michael R. Bloomberg, e o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, a coalizão compreende mais de 9.149 cidades em 6 continentes e 120 países, representando mais de 700 milhões de pessoas ou 10% da população mundial. Obtenha mais informações aqui. O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina e no Caribe é o capítulo da América Latina e do Caribe que trabalha para estabelecer o Pacto Global na região.