Duas Líderes Representarão o Equador no Fórum de Prefeitos e Prefeitas do Pacto Global de Prefeitos na América Latina
Equador, 24 de janeiro de 2023 – O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina dá as boas-vindas às prefeitas Diana Caiza (Ambato) e Marciana Valdivieso (Manta) como novas representantes do Equador no Fórum de Prefeitos e Prefeitas do Pacto Global de Prefeitos, projeto financiado pela União Europeia. As prefeitas assumem essa liderança expressando o compromisso de seus municípios com a sustentabilidade ambiental e a luta contra as mudanças climáticas.
Ambato: Líder em Ações Sustentáveis e Ambientais
O município de Ambato se destaca como líder na luta contra as mudanças climáticas e na preservação do meio ambiente. Através de iniciativas como a manutenção de jardins verticais no Parque das Flores, o fortalecimento do monitoramento da qualidade do ar, a promoção da reciclagem de óleo vegetal nos mercados locais e seu compromisso ativo com o Pacto Global de Prefeitos, Ambato demonstra sua dedicação inabalável a um futuro sustentável e à proteção do meio ambiente.
“Ambato assume com responsabilidade o compromisso de trabalhar em prol da sustentabilidade ambiental e da mitigação dos impactos das mudanças climáticas”, afirmou Diana Caiza, acrescentando que “esta participação no Fórum de Prefeitos é uma oportunidade valiosa para trocar experiências, aprender com as melhores práticas e fortalecer nosso compromisso com a ação climática a nível local”, enfatizou a prefeita.
Manta tem um Pacto com o Futuro
Na vanguarda da sustentabilidade, a cidade costeira de Manta impulsiona o Pacto Verde, iniciado em 2020 como uma iniciativa cidadã, com o objetivo de prevenir e reduzir a poluição ambiental para o bem-estar e saúde da população.
Desafiada por uma infraestrutura antiga e um rápido crescimento populacional, Manta se orienta para um futuro sustentável. A prefeita Marciana Valdivieso representa Manta no Fórum de Prefeitos do Pacto Global, compartilhando experiências valiosas e contribuindo ativamente para a agenda climática global.
A prefeita Marciana expressou seu compromisso com a ação climática: “Representar Manta no Fórum de Prefeitos do Pacto Global de Prefeitos é uma honra e uma oportunidade para fortalecer nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e a luta contra as mudanças climáticas. Através deste fórum, buscamos trocar experiências, aprender com as melhores práticas e contribuir ativamente para a agenda climática global. Manta está determinada a liderar iniciativas que promovam um futuro mais sustentável e resiliente para nossa região, onde queremos ser referência na luta contra a poluição”, declarou.
Prefeitas do Equador se Unem ao Fórum Regional
Hélinah Cardoso, Diretora Regional do Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas pelo Clima e Energia nas Américas, destacou a importância de fortalecer o liderança feminina na ação climática da região.
“A participação ativa de prefeitas como Diana Caiza e Marciana Valdivieso não beneficia apenas o Equador, mas enriquece as decisões relacionadas às mudanças climáticas. As mulheres, como agentes de mudança, desempenham um papel crucial para enfrentar os desafios climáticos, e nosso liderança nesse sentido contribui para enriquecer as soluções de maneira abrangente e equitativa em nossa região”, afirmou Cardoso.
Ambato e Manta se juntarão aos outros 10 membros do Fórum: Despeñaderos (Argentina), San Justo (Argentina), Salvador (Brasil), Serra Talhada (Brasil), Independencia (Chile), Peñalolén (Chile), Tópaga (Colômbia), Oreamuno (Costa Rica), Ahome (México), Comas (Peru). Juntos, representarão a comunidade de municípios signatários do Pacto na América Latina, levando as vozes e experiências de suas comunidades e de toda a América Latina para a arena regional e internacional, contribuindo significativamente para a visibilidade e implementação de ações climáticas em nossa região.
Sobre o Fórum de Prefeitos do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina
O Fórum de Prefeitos e Prefeitas do Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas pelo Clima e Energia na América Latina consolidou-se como uma instância-chave de governança climática regional. Com a participação agora de 12 prefeitos e prefeitas de oito países, este espaço fortalece a voz das cidades na estratégia e prioridades de apoio do Pacto Global de Prefeitos na América Latina.
O Fórum não apenas permite que as líderes e líderes locais atuem como porta-vozes e fontes de inspiração, mas também proporciona maior visibilidade aos compromissos de ação climática dos municípios signatários. O apoio da União Europeia ao Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas na América Latina destaca a importância desse esforço conjunto para enfrentar os desafios climáticos em nível local e global.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
O Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas pelo Clima e Energia é a maior aliança global de municípios e cidades comprometidos em liderar a luta contra as mudanças climáticas e promover a energia sustentável. Na América Latina, mais de 650 municípios estão comprometidos com a aliança. A missão do Pacto Global de Prefeitos é impulsionar a resiliência aos desafios climáticos, reduzir as emissões de carbono e garantir um acesso equitativo à energia sustentável.
Para mais informações para a imprensa:
Alexandra Cortés, Assessora Sênior de Comunicação: [email protected]
Jose Moreno, Assessor de Comunicação: [email protected]