Despeñaderos organiza: “Conversatório Climático – Intercâmbio de experiências de cidades comprometidas com o Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia (GCoM)”
13 de Abril de 2024, Despeñaderos (Argentina) – No sábado, 13 de abril, Despeñaderos, na Argentina, foi palco do “Conversatório Climático – Intercâmbio de experiências de cidades comprometidas com o Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia (GCoM)”. Esta iniciativa, organizada pelo município de Despeñaderos como membro destacado do Fórum de Prefeitos/as do Pacto, ocorreu no contexto da VI Assembleia Nacional de Prefeitos da Rede Argentina de Municípios Frente à Mudança Climática (RAMCC).
Despeñaderos e San Justo: Municípios Líderes em Ação Climática do GCoM na Argentina
O evento reuniu líderes municipais de cidades signatárias e não signatárias do Pacto, além de especialistas em ação climática, para compartilhar conhecimentos e melhores práticas no combate às mudanças climáticas na Argentina. Enfatizando o compromisso de Despeñaderos, a Prefeita Carolina Basualdo teve um papel de destaque no evento. A Prefeita Carolina Basualdo, que também preside o Fórum de Prefeitos/as e é Representante da América Latina no Conselho Global do Pacto (Board), juntamente com o Prefeito Nicolás de San Justo, ambos membros destacados do Fórum de Prefeitos/as do Pacto, conduziram o evento e representaram com orgulho o Pacto.
Sobre o “Conversatório Climático”
O dia começou com palavras de boas-vindas de Carolina Basualdo e Nicolás Cuesta, seguidas de uma visita ao projeto “Despeñaderos Florece”. Durante a visita, que contou com a participação do Decano da Faculdade de Agronomia da Universidade Nacional de Córdoba, Jorge Dutto, foram apresentadas iniciativas locais de desenvolvimento sustentável.
Em seguida, o Conversatório Climático foi realizado, moderado por Alejandra Gracia Krizanec, jornalista da Canal C e La Voz del Interior. Neste Conversatório, Ariadne Souza, Assessora Técnica do Pacto Global de Prefeitos, apresentou a iniciativa do Pacto Global de Prefeitos (GCoM), juntamente com os resultados na Argentina. Ariadne também falou sobre como novos municípios podem aderir à iniciativa, usando Despeñaderos e sua ação global a partir do local como exemplo.
Mais tarde, o Conversatório teve um intercâmbio de experiências entre os prefeitos e prefeitas presentes, onde além de Carolina e Nicolás, participaram autoridades como Sara Majorel, Prefeita de Marcos Juárez, Juan Moroni, Prefeito de Bell Ville e Nicolás Carotti, Prefeito de Arequito. Agustín Botteron encerrou este bloco apresentando o Gap Fund, um fundo que auxilia os municípios na elaboração e apresentação de projetos para financiamento, e apresentou as possibilidades do processo de inscrição no fundo, requisitos e casos de sucesso na Argentina.
Durante o Conversatório, foram discutidos os avanços e desafios enfrentados pelos municípios signatários do Pacto Global de Prefeitos, bem como as estratégias futuras para fortalecer a ação climática local. As cidades compartilharam seus desafios climáticos, enfatizando a necessidade de ampliar a participação das cidades menores, garantir financiamento adequado e promover a colaboração inter-regional. Agustín Botteron apresentou o Gap Fund, uma iniciativa que oferece apoio aos municípios na implementação de projetos climáticos.
O dia terminou com um encontro com “Jovens pelo Clima”, explorando oportunidades de colaboração entre a juventude e os governos locais na luta contra as mudanças climáticas.
Argentina recebe 78 medalhas GCoM para o ciclo 2023:
A Argentina se destaca como líder em ação climática dentro do GCoM. Em 2023, vários municípios argentinos foram premiados com medalhas por seu compromisso com a redução de emissões e adaptação às mudanças climáticas. Ao todo, foram entregues
78 medalhas, 30 para Mitigação, 36 para Adaptação, 10 de Conformidade total com a jornada do GCoM e 2 de Energia. Além disso, o país está no processo de conclusão de sua Estratégia Nacional do GCoM, que representa um marco importante na colaboração entre o governo nacional, os municípios e outros atores relevantes na luta contra as mudanças climáticas.
Rede Argentina de Municípios Frente à Mudança Climática (RAMCC)
A RAMCC desempenha um papel crucial como Coordenadora Nacional do Pacto Global de Prefeitos (GCoM) na Argentina e como implementadora da Estratégia Nacional do GCoM no país. Nos últimos anos, a RAMCC realizou diversas atividades de sensibilização e capacitação técnica na Argentina, com o objetivo de fortalecer os Planos Locais de Ação Climática dos municípios e transformar suas ideias em ações climáticas concretas. A conclusão da Estratégia Nacional representa um marco importante em nossa colaboração com a RAMCC para avançar na luta contra as mudanças climáticas na Argentina.”