Celebração das Conquistas do Pacto na Costa Rica
Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia trabalha na Costa Rica com o apoio da União Europeia
San José, 18 de outubro. A União Nacional de Governos Locais (UNGL) e a Universidade Nacional (UNA) realizaram um evento para apresentar o “Avanço do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na Costa Rica”, nesta sexta-feira, 18 de outubro.
Nesta fase de implementação do Pacto no país (2022-2024), foram trabalhados cinco eixos estratégicos: assistência técnica, estruturação de projetos e financiamento, reporte, capacitação, sinergias e visibilidade. Esses eixos foram formulados de forma colaborativa com os membros do Comitê, a fim de contribuir com as demandas para a ação climática local.
“Hoje estamos discutindo uma agenda estratégica ambiciosa que requer integração entre políticas e setores em nível local, departamental, nacional e internacional. Nesse sentido, estamos orgulhosos do processo de diálogo em torno de políticas e programas de ação climática na Costa Rica, que promovemos a partir da União Europeia através do Pacto de Prefeitos, realizado junto com as instituições relevantes no tema”, Pierre-Louis Jean Lempereur, Embaixador da União Europeia na Costa Rica.
Como parte dos avanços relatados durante este evento, destaca-se o processo de desenvolvimento de nove perfis de projetos de ação climática liderados pelos municípios de Alajuela, Belén, Cañas, Desamparados, La Unión, Oreamuno, Paraíso, San José e Zarcero.
Além disso, foi prestado apoio técnico às municipalidades de Buenos Aires, Oreamuno, Quepos, San Pablo e Zarcero na elaboração-atualização dos Planos de Ação Climática. Também foram fornecidas capacitações e colaborações em outros temas, como reporte e apoio ao fortalecimento da governança climática.
“Para continuar avançando nesse tema em nosso país, precisamos continuar contando com o apoio da União Europeia. Devemos promover uma estratégia que nos permita legitimar e expandir as ações bem-sucedidas que já iniciamos, assim como integrar novos processos que gerem maior impacto na tomada de decisões e mais municípios trabalhando em projetos concretos de adaptação climática”, Erick Jiménez, Prefeito de Oreamuno, membro da diretoria da UNGL e representante do Fórum de Prefeitos do Pacto.
Durante o dia, também foram realizados painéis de discussão, um dos quais se concentrou na governança e nas sinergias necessárias para promover redes de colaboração entre governos locais, agências de cooperação e outros atores sociais-chave.
Outro tema importante foi o planejamento climático e o reporte, onde foram apresentados os avanços e os desafios técnicos. Por fim, o painel sobre expectativas e desafios para a sustentabilidade do Pacto permitiu refletir sobre o futuro da ação climática local na Costa Rica, destacando as oportunidades para fortalecer ainda mais a governança climática no país.
O evento contou com a participação de importantes figuras da agenda climática na Costa Rica, entre elas Pierre-Louis Jean Lempereur, Embaixador da União Europeia na Costa Rica; Óscar Izquierdo, Deputado Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa; prefeita Patricia Porras, Presidente da UNGL, junto com outras autoridades.
No final do evento, foi oficialmente lançada a Rede de Governos Locais diante da Mudança Climática, uma plataforma alinhada com o Pacto de Prefeitos destinada a facilitar a coordenação e dar visibilidade aos esforços locais em matéria climática: https://www.redcglacc.una.ac.cr/index.php
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior aliança global de cidades e governos locais comprometidos voluntariamente na luta contra as mudanças climáticas. Como coalizão, o GCoM combina e potencializa os esforços das partes interessadas para apoiar a transição para cidades resilientes e de baixa emissão.