Peru

Sucesso no Peru com o Curso de Especialização em Elaboração de Planos Locais de Ação Climática

 

Quito (Peru), 11 de diciembre de 2023 – É com grande sucesso que se encerra o 2º Curso de Especialização em Elaboração de Planos Locais de Ação Climática (PLAC) no Peru. Esta iniciativa, realizada em 1º de dezembro em Quito, marcou um marco significativo ao permitir que numerosos municípios peruanos fortalecessem seu compromisso com o Pacto Global de Prefeitos, apresentando com orgulho seus Planos Locais de Ação Climática.

O evento, realizado com o apoio do Fórum de Cidades para a Vida e da Associação de Municípios do Peru, contou com a destacada participação de Víctor Velarde, Oficial de Projetos de Cooperação da Delegação da União Europeia no Peru, e Ariadne Souza, Assessora Técnica da GIZ. Entre os destaques do curso está o fortalecimento das capacidades locais para elaborar e implementar os PLACs aprovados, a reativação e o apoio à Coordenação Nacional (Foro-AMPE) e ao Conselho Consultivo Nacional, bem como o aumento da influência, visibilidade e conhecimento do Pacto no país.

 

Cidades que Apresentaram seus PLACs

  1. Municipalidade Provincial de Huamanga
  2. Municipalidade de Huanchaco
  3. Municipalidade de La Molina
  4. Municipalidade de Magdalena del Mar
  5. Municipalidade de Miraflores
  6. Municipalidade Provincial del Santa
  7. Municipalidade Provincial de Arequipa
  8. Municipalidade de Santa Maria del Mar
  9. Municipalidade de Sayán
  10. Municipalidade de Surquillo
  11. Municipalidade Provincial de Cusco
  12. Municipalidade de Surco
  13. Municipalidade de Yura
  14. Municipalidade Provincial de Maynas
  15. Municipalidade de Moche
  16. Municipalidade Provincial de Pasco
  17. Municipalidade Provincial de Piura
  18. Municipalidade de Curahuasi
  19. Municipalidade de Puente Piedra
  20. Municipalidade de Ate
  21. Municipalidade de Independencia
  22. Municipalidade de San Borja

 

Sobre o Curso de Especialização em Elaboração de Planos Locais de Ação Climática no Peru

Dentro do escopo da Estratégia 2022-2023 do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia no Peru, o Fórum Cidades para a Vida e a AMPE uniram forças para oferecer o Curso de Especialização em Elaboração de Planos Locais de Ação Climática (PLAC). Certificado pela Universidade Nacional de Engenharia, este curso foi concluído hoje com grande sucesso, fortalecendo as habilidades das autoridades e funcionários municipais para desenvolver e implementar Planos Locais de Ação Climática.

 

Cidades Peruanas Signatárias

As municipalidades signatárias do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia no Peru estão comprometidas em desenvolver e implementar Planos Locais de Ação Climática para promover a sustentabilidade e resiliência diante das mudanças climáticas nas cidades do país. A estratégia do curso contribuiu para a implementação das áreas prioritárias do Pacto Global de Prefeitos, fortalecendo as capacidades locais e promovendo a adesão de novos municípios.

 

Metodologia

O curso foi realizado virtualmente, combinando aulas teóricas com oficinas práticas. Foram abordados conceitos fundamentais, desde inventários de gases de efeito estufa até a importância de ter um Plano Local de Ação Climática. As sessões práticas envolveram o trabalho com informações específicas de cada município para gerar inventários de Gases de Efeito Estufa, bem como medidas de adaptação e mitigação.

 

Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior aliança global de municípios e cidades comprometidos em liderar a luta contra as mudanças climáticas e promover a energia sustentável. Na América Latina, mais de 650 municípios estão comprometidos com a aliança. A missão do Pacto Global de Prefeitos é impulsionar a resiliência diante dos desafios climáticos, reduzir as emissões de carbono e garantir um acesso equitativo à energia sustentável.