O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia realizou um ato de assinaturas em 21 de março em Mendoza, Argentina, no âmbito do III Fórum Ibero-Americano de Prefeitos, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Cidade de Mendoza. Esse fórum serve como preparação para a Reunião Anual das Assembleias de Governadores do BID e do BID Invest – Cooperação Interamericana de Investimentos, que ocorre de 22 a 25 de março, também em Mendoza.
En la ocasión, ocho ciudades de Argentina establecieron o confirmaron sus compromisos con el Pacto: Corrientes, Guaymallen, Yerba Buena, Mendoza, Rosario, San Fernando del Valle de Catamarca, Tres de Febrero e Godoy Cruz. Además, la ciudad mexicana de Xalapa también firmó el Pacto.
El próximo paso para esas ciudades será realizar estudios climáticos para averiguar la actual situación ambiental en el municipio. Después, cada ciudad establecerá sus metas de reducción de gases de efecto invernadero y, con apoyo del Pacto, pasará a ejecutar su plan de acción para atingir esas metas.
O Pacto Global de Prefeitos
Alinhado com políticas internacionais no âmbito das mudanças climáticas, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, reduzindo seus impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável e acessível para todos. Qualquer cidade do mundo pode participar, independentemente de seu tamanho ou localização.
Na Argentina, o Pacto é apoiado por Coordenadores Nacionais – a Rede Argentina de Municípios Frente às Mudanças Climáticas (RAMCC) e a Federação Argentina de Municípios (FAM) – e um Comitê Consultivo, composto por ICLEI, Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ministério das Relações Exteriores e Culto, RAMCC, FAM e a Delegação da União Europeia na Argentina.
Para saber como sua cidade pode participar do Pacto, acesse nossa página.
(Com fotos da Prefeitura de Mendoza)