Em artigo publicado na plataforma SDG Knowledge Hub, o Enviado de Quebec para Assuntos de Mudanças Climáticas Jean Lemire, ressalta a importância da cooperação internacional para combater as mudanças do clima e mostra como o governo de Quebec atua com regiões de outros países nessa luta.
A cooperação internacional em prol do meio-ambiente pode agregar diferentes visões que se somam e resultam em soluções que poderiam não se originar dessas visões separadamente. Usar soluções locais aperfeiçoadas com técnicas internacionais pode ser bastante positivo.
Nesse sentido, o governo de Quebec, por exemplo, na COP 21 lançou uma série de medidas para ajudar países francófonos a enfrentarem as mudanças climáticas, uma vez que esses países são muito vulneráveis aos impactos dessas mudanças. Essas medidas são, inclusive, financiadas com apoio da província canadense, que mantém um Programa de Cooperação Climática Internacional.
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia
Em linha com a visão do representante de Quebec, o Pacto Global de Prefeitos acredita no potencial da cooperação internacional para agregar forças de diversos atores a favor da mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O Pacto é a maior coalizão do mundo de governos locais contra as mudanças climáticas. Ele busca ressaltar a liderança dos municípios nessa luta. Para somar-se a esse esforço, uma cidade basta ter um governo democraticamente eleito. Saiba mais sobre como sua cidade pode participar do Pacto aqui.
Para ler o artigo de Jean Lemire na íntegra, acesse o site do SDG Knowledge Hub (em inglês).