14 de novembro de 2023, Santiago, Chile. No contexto do 30º aniversário da Associação Chilena de Municipalidades (ACHM), realizou-se a Conferência Internacional “Planejamento Eficaz para Enfrentar a Crise Climática: Oportunidades e Desafios para a Gestão Municipal”. Um evento organizado em conjunto com a Subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Administrativo (SUBDERE) e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina, financiado pela União Europeia (UE).
“Para a União Europeia, o papel dos governos locais na luta contra a mudança climática é fundamental. Portanto, por meio do projeto Pacto Global de Prefeitos, ficamos muito satisfeitos ao ver que, graças a essa iniciativa coordenada no Chile pela AChM, municípios de todo o país estão avançando no planejamento e na implementação de ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, afirmou Ewout Sandker, Chefe de Cooperação da UE.
O encontro reuniu representantes de mais de 100 municípios no Chile, que estão trabalhando de maneira inteligente para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, que afetam o planeta e tiveram efeitos devastadores no Chile, incluindo secas prolongadas, perda de massas nos glaciares, chuvas anormais e temperaturas muito altas em períodos não usuais. Confira o resumo aqui ,em espanhol.
Um momento significativo ocorreu durante a entrega dos certificados das medalhas GCoM 2023, simbolizando o esforço para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no Chile. Comunas como Independencia, Peñalolén, Providencia, Santiago, Temuco e Vitacura se destacaram.
A prefeita de Santiago, Hiraci Hassler, enfatizou: “Hoje, a crise climática nos desafia de maneira urgente. Qualquer projeto, qualquer visão de comuna, qualquer visão de cidade exige que enfrentemos a crise climática e, portanto, que ajamos imediatamente, e isso com uma perspectiva nacional, mundial, mas que só poderá se traduzir em mudanças reais se agirmos nos governos locais”.
Outro momento significativo foi a entrega de seus Planos de Ação Comunal sobre Mudança Climática, com o objetivo de iniciar ações que permitam gestões concretas em relação às mudanças climáticas. Entre os municípios que apresentaram seus planos estavam Ancud, El Quisco, Punta Arenas, San Antonio, Valdivia e Vallenar.
Sobre esse passo importante para o município, a prefeita de San Antonio, Constanza Lizana, afirmou: “Estamos extremamente entusiasmados, pois hoje recebemos este documento que nos permitirá implementar uma série de trabalhos e medidas que nos ajudarão a avançar e superar essa crise hídrica e essa mudança climática que nos afeta não apenas em nossa comuna, mas em todo o mundo”.
Esta Conferência Internacional contou com diversos convidados nacionais e internacionais que compartilharam suas experiências e iniciativas em questões climáticas, buscando aumentar o conhecimento, gerar aprendizado e explorar a possibilidade de replicar outras experiências em seus territórios.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia:
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior coalizão de prefeitos e líderes locais comprometidos com a ação climática. Com mais de 12.700 cidades e governos locais em todo o mundo, o Pacto trabalha para enfrentar as mudanças climáticas e acelerar a transição para um futuro sustentável e resiliente. O compromisso do Pacto é ajudar as cidades a alcançar seus objetivos climáticos e energéticos, contribuindo para os objetivos globais do Acordo de Paris.
O Pacto de Prefeitos na América Latina é composto por mais de 650 municípios comprometidos com a Ação Climática e em tornar suas cidades líderes nos processos contra as mudanças climáticas. Uma das ações implementadas para fortalecer essa liderança é a implementação das estratégias nacionais do Pacto, que no Chile é realizada pela ACHM, fortalecendo a aliança de colaboração entre este país e a União Europeia.
Mais informações
A nível técnico:
Rodrigo Arias, ACHM [email protected]
Rebbeca Borges, Pacto de Prefeitos [email protected]
Imprensa:
Mónica Benavides, União Europeia no Chile [email protected]
Alexandra Cortés, Pacto de Prefeitos [email protected]