Conferência Internacional sobre Mudança Climática reuniu mais de 100 municípios no Chile
14 de novembro de 2023, Santiago, Chile. No contexto do 30º aniversário da Associação Chilena de Municipalidades (ACHM), realizou-se a Conferência Internacional “Planejamento Eficaz para Enfrentar a Crise Climática: Oportunidades e Desafios para a Gestão Municipal”. Um evento organizado em conjunto com a Subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Administrativo (SUBDERE) e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina, financiado pela União Europeia (UE).
“Para a União Europeia, o papel dos governos locais na luta contra a mudança climática é fundamental. Portanto, por meio do projeto Pacto Global de Prefeitos, ficamos muito satisfeitos ao ver que, graças a essa iniciativa coordenada no Chile pela AChM, municípios de todo o país estão avançando no planejamento e na implementação de ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, afirmou Ewout Sandker, Chefe de Cooperação da UE.
O encontro reuniu representantes de mais de 100 municípios no Chile, que estão trabalhando de maneira inteligente para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, que afetam o planeta e tiveram efeitos devastadores no Chile, incluindo secas prolongadas, perda de massas nos glaciares, chuvas anormais e temperaturas muito altas em períodos não usuais. Confira o resumo aqui ,em espanhol.
Um momento significativo ocorreu durante a entrega dos certificados das medalhas GCoM 2023, simbolizando o esforço para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no Chile. Comunas como Independencia, Peñalolén, Providencia, Santiago, Temuco e Vitacura se destacaram.
A prefeita de Santiago, Hiraci Hassler, enfatizou: “Hoje, a crise climática nos desafia de maneira urgente. Qualquer projeto, qualquer visão de comuna, qualquer visão de cidade exige que enfrentemos a crise climática e, portanto, que ajamos imediatamente, e isso com uma perspectiva nacional, mundial, mas que só poderá se traduzir em mudanças reais se agirmos nos governos locais”.
Outro momento significativo foi a entrega de seus Planos de Ação Comunal sobre Mudança Climática, com o objetivo de iniciar ações que permitam gestões concretas em relação às mudanças climáticas. Entre os municípios que apresentaram seus planos estavam Ancud, El Quisco, Punta Arenas, San Antonio, Valdivia e Vallenar.
Sobre esse passo importante para o município, a prefeita de San Antonio, Constanza Lizana, afirmou: “Estamos extremamente entusiasmados, pois hoje recebemos este documento que nos permitirá implementar uma série de trabalhos e medidas que nos ajudarão a avançar e superar essa crise hídrica e essa mudança climática que nos afeta não apenas em nossa comuna, mas em todo o mundo”.
Esta Conferência Internacional contou com diversos convidados nacionais e internacionais que compartilharam suas experiências e iniciativas em questões climáticas, buscando aumentar o conhecimento, gerar aprendizado e explorar a possibilidade de replicar outras experiências em seus territórios.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia:
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior coalizão de prefeitos e líderes locais comprometidos com a ação climática. Com mais de 12.700 cidades e governos locais em todo o mundo, o Pacto trabalha para enfrentar as mudanças climáticas e acelerar a transição para um futuro sustentável e resiliente. O compromisso do Pacto é ajudar as cidades a alcançar seus objetivos climáticos e energéticos, contribuindo para os objetivos globais do Acordo de Paris.
O Pacto de Prefeitos na América Latina é composto por mais de 650 municípios comprometidos com a Ação Climática e em tornar suas cidades líderes nos processos contra as mudanças climáticas. Uma das ações implementadas para fortalecer essa liderança é a implementação das estratégias nacionais do Pacto, que no Chile é realizada pela ACHM, fortalecendo a aliança de colaboração entre este país e a União Europeia.
Mais informações
A nível técnico:
Rodrigo Arias, ACHM [email protected]
Rebbeca Borges, Pacto de Prefeitos [email protected]
Imprensa:
Mónica Benavides, União Europeia no Chile [email protected]
Alexandra Cortés, Pacto de Prefeitos [email protected]