Apoiados pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e ICLEI, representantes de cidades latino-americanas estiveram, em novembro, na cidade de Bonn (Alemanha) para a COP23, a 23ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), encontro mundial sobre a implementação da Convenção e as mudanças climáticas.
Líderes locais destacam a importância de somar forças
Nos eventos da conferência, os gestores municipais puderam conhecer diversos aspectos da luta contra as mudanças climáticas em distintas partes do mundo e contribuir para a agenda ambiental global.
No evento, ocorreu a Cúpula pelo Clima de Líderes Locais e Regionais, que reuniu gestores locais de diversas partes do mundo, autoridades nacionais e representantes de organizações internacionais em uma série de discussões sobre a ação climática em nível local.
Na Cúpula pelo Clima, autoridades locais e nacionais apontam caminhos para a ação climática
A prefeita de Mónica Fein, apontou que muitas vezes as cidades da América Latina têm projetos e planos pelo desenvolvimento sustentável no papel mas lhes falta financiamento, muitas vezes por questões burocráticas. “Temos que garantir que os recursos cheguem às cidades, desde às mais pequenas, às medianas e às grandes”, disse Fein.
Veja tudo o que foi discutido na Cúpula aqui.
Além disso, no Pavilhão de Cidades e Regiões, o Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia – que fomenta o estabelecimento do Pacto Global de Prefeitos na América Latina – também realizou um encontro, o qual reuniu representantes das diversas regionais do programa ao redor do mundo. Ali, os participantes puderam compartilhar boas práticas e discutir formas de promover o desenvolvimento urbano sustentável e a ação climática por meio da cooperação entre governos locais. A ocasião foi marcada também por um brunch da delegação latino-americana.
Cidades apresentam boas práticas em Bonn
COP e o Pacto de Prefeitos
Resultado da COP21, o Acordo de Paris estabeleceu metas ambiciosas de aceleração da luta contra as mudanças climáticas a nível mundial. Nesse processo, cidades, negócios, comunidades e cidadãos são atores chave para o sucesso. Assim, a expansão do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia veio à tona com o objetivo de criar uma comunidade global de governos locais comprometidos com a causa climática.
(Com informações de COP23, CGLU e fotos de ICLEI SAMS)