Webinar de mentoria em reporte no CDP-ICLEI Track orienta cidades sobre divulgação de dados climáticos
Realizado em 11 de setembro, o encontro reuniu ICLEI América do Sul, CDP e GCoM América Latina para apoiar governos locais e regionais no ciclo de reporte climático de 2026
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina (GCoM), em parceria com o ICLEI América do Sul e o CDP, participou do webinar “Mentoria em reporte no CDP-ICLEI Track”, realizado em 11 de setembro de 2026.
A sessão teve como objetivo explicar a importância da divulgação de dados ambientais, apresentar o processo de reporte na plataforma CDP-ICLEI Track, compartilhar boas práticas e oferecer um espaço para esclarecer dúvidas de governos locais e regionais.
Com interpretação simultânea em português e espanhol, o encontro foi direcionado a associados do ICLEI América do Sul, membros do GCoM e outros municípios interessados em compreender melhor como reportar seus dados climáticos e ambientais no ciclo de 2026.
GCoM, ICLEI e CDP no apoio aos governos subnacionais
A abertura do webinar contou com a participação de Felipe Jukemura, coordenador técnico para a América do Sul do ICLEI; Guilherme Ponce, líder de engajamento para as Américas do CDP; e Rebecca Borges, assessora do GCoM na América Latina.
Durante a programação, Bianca Cantoni, coordenadora de relações institucionais e advocacy para a América do Sul do ICLEI, abordou os benefícios da divulgação de dados ambientais e a importância do reporte como ferramenta para a gestão climática local.
O encontro também apresentou exemplos de boas práticas de reporte, com a participação de Carolina Theler, diretora-geral de Política e Estratégia Geral de Buenos Aires, e José Miguel Carneiro Pacheco, diretor de Resiliência da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal de Salvador.
A sessão incluiu ainda uma apresentação de Renata Bueno, da equipe de engajamento para as Américas do CDP, sobre como reportar na plataforma CDP-ICLEI Track, seguida de um espaço para perguntas dos participantes.
Dados para orientar a ação climática local
Os impactos das mudanças climáticas tornam cada vez mais urgente que os governos locais avancem na identificação de riscos para respostas concretas de adaptação. Nesse processo, os dados sobre riscos, vulnerabilidades, metas e planos são fundamentais para orientar prioridades, fortalecer o planejamento e apoiar a implementação de ações que protejam populações, infraestruturas e serviços essenciais.
A experiência recente de cidades que reportam ao CDP mostra que ainda existem diferentes níveis de maturidade nessa trajetória. Em 2025, entre as 80 cidades latino-americanas analisadas, foram identificadas lacunas na avaliação da adaptação, na definição de metas e, especialmente, na elaboração de planos de adaptação.
Em 2026, o ciclo de reporte reforça essa agenda, com maior atenção a temas como progresso das metas, grupos vulneráveis e planejamento. Para receber a pontuação oficial do CDP, as cidades e os estados devem enviar o questionário respondido até 16 de setembro.
Reportar para avançar na trajetória do GCoM
Para as cidades signatárias do GCoM, o reporte permite acompanhar os avanços em mitigação, adaptação e energia. A partir do ciclo de reporte de 2026, a inclusão do pilar de energia é obrigatória, devendo ser abordado juntamente com os outros dois pilares para atender aos requisitos de reporte do Pacto.
O processo permite que os governos locais organizem informações, identifiquem lacunas, compreendam suas necessidades específicas e utilizem os dados reportados como base para a elaboração de planos de ação mais direcionados.
Por meio do CDP-ICLEI Track, os municípios também podem conectar seus dados a iniciativas globais, melhorar a qualidade de seus reportes e fortalecer sua capacidade de planejamento climático, especialmente em temas relacionados a riscos, vulnerabilidades, grupos mais expostos e adaptação.
Com a mentoria, GCoM América Latina, ICLEI América do Sul e CDP reforçam a importância de apoiar os governos subnacionais no uso de dados climáticos como ferramenta para a tomada de decisões, o reconhecimento de avanços e a implementação de ações concretas nos territórios.





