Finalização do Segundo Ciclo da Iniciativa Cidades Emblemáticas
Cidades Emblemáticas, uma iniciativa do Pacto de Prefeitos, implementada pelo ICLEI América do Sul, impulsiona ações locais de mudança climática na América Latina.
15 de Março de 2024 – A iniciativa Cidades Emblemáticas, liderada pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina com o apoio financeiro da União Europeia, juntamente com o ICLEI SAMS, celebrou com sucesso o fim de seu segundo ciclo de treinamento. Durante este ciclo, participaram cinco cidades latino-americanas: La Unión (Costa Rica), Godoy Cruz (Argentina), Independencia (Chile) e Peñalolén (Chile). Essas cidades foram selecionadas após receberem medalhas de reconhecimento por suas ações de adaptação e mitigação, estando totalmente em conformidade com a iniciativa e se destacando em seu compromisso e dedicação na luta contra a mudança climática.
Hélinah Cardoso, coordenadora do Pacto para as Américas, destacou a importância dessa iniciativa inovadora e sua contribuição para o progresso das cidades. “Do Pacto, acreditamos que fortalecer as capacidades internas dos municípios se traduz em uma melhor preparação para impulsionar projetos climáticos e acessar fontes de financiamento que levem a ações concretas na vida dos cidadãos”, afirmou.
A iniciativa Cidades Emblemáticas tem como objetivo capacitar as cidades latino-americanas para desenvolver projetos financeiramente sustentáveis que abordem os desafios da mudança climática. Neste ciclo, as cidades participantes se beneficiaram de uma série de treinamentos e tutorias, direcionados para a preparação, financiamento e implementação de projetos locais de ação climática. Gap Fund, CCFLA e FMDV contribuíram com insights sobre mecanismos de financiamento; CAF, BID e CDP trabalharam com as cidades em métodos para aprimorar o desenvolvimento de projetos climáticos; a GIZ ajudou nas etapas de implementação do projeto; e a TAP promoveu intercâmbios de negócios e experiências entre cidades latino-americanas e europeias. Essas colaborações contribuíram significativamente para capacitar as cidades a enfrentar os desafios da mudança climática e desenvolver projetos financeiramente sustentáveis em benefício da região latino-americana.
Sobre os Projetos Destacados no Segundo Ciclo
As cidades selecionadas para participar do segundo ciclo de Cidades Emblemáticas avançaram na preparação para financiar uma série de projetos locais destacados que enriquecerão a luta contra as mudanças climáticas.
Em La Unión, Costa Rica, o projeto “Municipal Ambiental e Recreativo ‘Los Lotes'” busca fornecer um espaço verde acessível para a comunidade, promovendo a educação e a conservação do meio ambiente. Com ele, os visitantes poderão aprender sobre o processo de potabilização da água e o manejo dos recursos naturais da Zona de Proteção do Rio Tiribí.
Na Argentina, no município de Godoy Cruz, o projeto “Parque Solar de Godoy Cruz” visa expandir o parque solar existente para 2 MW de capacidade instalada. Este projeto desenvolvido no segundo ciclo promove energias limpas e economiza energia convencional, ao mesmo tempo em que contribui para a geração distribuída de energia. A primeira etapa do desenvolvimento do Parque Solar de Godoy Cruz está sendo apoiada pelo City Climate Finance Gap Fund através do RAMCC. Com os treinamentos, a equipe técnica de Godoy Cruz recebeu insights sobre como ampliar melhor o alcance do projeto para que possam financiá-lo internacionalmente e implementá-lo localmente.
Desde Independencia, Chile, o projeto “Rede de Corredores Ecológicos Urbanos” tem como objetivo transformar a comuna de Independencia em um espaço de transição para o rio Mapocho e colinas próximas. Com ele, busca-se fomentar a biodiversidade, melhorar a adaptação às mudanças climáticas e combater os efeitos do calor extremo e das ilhas de calor na área urbana.
O “Programa de Compostagem Domiciliar”, proposto por Peñalolén, Chile, visa diminuir os resíduos orgânicos comunais e contribuir para a mitigação climática. O projeto amplia o programa de compostagem domiciliar e busca medir com precisão sua contribuição para a redução de resíduos e emissões de gases de efeito estufa.
Esses projetos representam um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e resiliente para as cidades participantes e servem como exemplos inspiradores para outras cidades da América Latina. Esta iniciativa de Cidades Emblemáticas é uma oportunidade única para o intercâmbio de experiências e conhecimentos na luta contra as mudanças climáticas, e espera-se que essas cidades líderes inspirem toda a região latino-americana rumo a
um futuro mais sustentável. Além disso, a atividade promove a colaboração entre diferentes áreas de governo dos municípios, que muitas vezes precisam trabalhar de forma transversal para que os projetos tenham uma visão holística e abranjam a complexidade da política pública local.
O Terceiro Ciclo de Cidades Emblemáticas está chegando.
Em nosso terceiro e último ciclo de Cidades Emblemáticas, temos o prazer de anunciar a participação de grandes cidades e capitais da América Latina: Zapopan (MEX), Cidade do México (MEX), Cartagena (CO), Santiago (CH), Cuenca (EC) e Quito (EC). Estas cidades juntam-se à iniciativa com o compromisso de enfrentar os desafios da mudança climática e desenvolver projetos financeiramente sustentáveis.
Se você deseja saber mais sobre o Ciclo 1 das Cidades Emblemáticas, pode clicar aqui. Juntos, estamos construindo um futuro mais sustentável para toda a região latino-americana.
Para obter mais informações sobre a iniciativa Cidades Emblemáticas, entre em contato com: [email protected]