O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) marcou presença no seminário “A Ambição Climática das Mercocidades”, realizado em 2 de dezembro, que reuniu representantes de organizações internacionais e atores globais envolvidos na ação climática, biodiversidade e municipalismo. O evento ocorreu no contexto da 26ª Cúpula de Mercocidades.
A apresentação do Pacto Global de Prefeitos foi realizada por Stephanie Horel, oficial de programas da Equipe Regional para as Américas do FPI da União Europeia. Ela destacou o trabalho colaborativo para buscar financiamento para que os governos possam desenvolver projetos concretos. O helpdesk da aliança apoia as cidades para viabilizar o avanço na elaboração de seus planos de ação climática.
“A COP26 provou ser inclusiva porque os governos locais puderam compartilhar e dar visibilidade às suas ações contra as mudanças climáticas. Durante a Conferência, ficou claro o papel fundamental das cidades, que cada vez mais precisam pensar globalmente e agir localmente para implementar ações climáticas eficientes.” Stephanie também destacou a importância da participação cidadã no processo de transição energética: “Sem o apoio dos cidadãos, não será possível realizar uma transição justa.”
Além disso, representantes de governos locais de Canelones e Montevideo, Uruguai, Lima, Peru, Peñalolén, Chile, e São Leopoldo, Brasil, que integram a rede do GCoM, abordaram experiências e desafios climáticos em suas cidades.
Na abertura do evento, Carolina Cosse, intendente de Montevideo, Uruguai, refletiu sobre os dois principais planos de ação da cidade sobre o tema, apresentados na COP26, e destacou a necessidade de associar justiça ambiental à justiça social. O diretor-geral de Gestão Ambiental de Canelones, Uruguai, Leonardo Herou, apresentou a estratégia de ação climática, que inclui adaptação, ação para mitigação e fortalecimento das capacidades do governo para agir.
O prefeito de São Leopoldo, Brasil, e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi, apresentou o Observatório de Mudanças Climáticas da cidade e destacou entre os objetivos para o ciclo 2021-2023 a publicação do primeiro inventário de emissões de carbono da plataforma interativa sobre as emissões de CO₂ e seus impactos na sociedade. O município ambiciona emitir seus primeiros créditos de carbono até 2023.
A Municipalidade de Lima foi representada por Lorena Montellanos, chefe de Comunicações e Sustentabilidade de Lima, que apresentou ações desenvolvidas para enfrentar as mudanças climáticas e enfatizou o papel crucial dos governos locais no combate à crise climática e na continuidade dos compromissos assumidos.
O diretor de Meio Ambiente de Peñalolén, Chile, Ricardo Cofre, apresentou os avanços climáticos da cidade e destacou três áreas de atuação: gestão sustentável de resíduos, educação ambiental e gestão do ecossistema.
Na conclusão da cúpula, governos locais de mais de 9 países da América do Sul assinaram uma declaração conjunta que enfatiza a necessidade de criar “territórios inclusivos, sustentáveis e resilientes” para um “mundo mais justo, diverso e equitativo”. A declaração destaca a demanda por apoio financeiro e compromisso político em nível nacional, regional e global para avançar nesses objetivos.
Sobre Mercocidades
Mercocidades é uma das redes mais importantes de governos locais da América do Sul e um destaque nos processos de integração regional. A rede integra o Comitê Diretivo Regional do Pacto Global de Prefeitos na região, com 106 de suas cidades-membro comprometidas com a luta climática. Representa governos locais de 10 países do continente, onde vivem mais de 120 milhões de pessoas. Mercocidades tem como missão potencializar a identidade e a integração regional para garantir o desenvolvimento das cidades e o bem-estar na America do Sul.
Assista ao resumo do evento:
Reprodutor de vídeo










