Foto de capa: ICLEI América do Sul
Como parte do Comitê Consultivo Nacional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), as sete organizações membros estiveram presentes na manhã de terça-feira, dia 6 de novembro, no debate sobre a estratégia nacional contra as alterações climáticas proposta para o Brasil.
Participaram o Secretariado do Pacto para a América Latina, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, que exerce a presidência da Comissão, a delegação da União Europeia no Brasil, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Associação Brasileira de Municípios (ABM), o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais brasileiras (CB27) e o Ministério do Meio Ambiente do Brasil. O encontro aconteceu na sede da FNP.
Uma das conclusões da reunião foi que os atuais membros do Comitê Consultivo Nacional, cujo objetivo é apoiar as cidades na implementação do Pacto, continuarão a trabalhar juntos no desenvolvimento da estratégia do Pacto para o Brasil e no alinhamento de seus objetivos.
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) é a maior aliança global de cidades e governos locais comprometidos voluntariamente a conter as mudanças climáticas. Atualmente, mais de 9.149 cidades em todo o mundo já pertencem ao Pacto e estão desenvolvendo ações para limitar os efeitos das mudanças climáticas e promover o desenvolvimento urbano sustentável em seus territórios.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia reúne formalmente o Compacto de Prefeitos e o Pacto de Prefeitos da União Europeia, as duas principais iniciativas de cidades para ajudar as cidades e os governos locais em sua transição para uma economia de baixo carbono demonstrar seu impacto global. Liderados pelo enviado especial do Secretário-Geral das Cidades e Mudanças Climáticas das Nações Unidas, Michael R. Bloomberg, e o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, a coalizão compreende mais de 9.000 cidades em 6 continentes e 119 países, representando mais de 684 milhões de pessoas ou 9,31% da população mundial. Obtenha mais informações em https://diferreirafotografia.com.br/americalatina. O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina e no Caribe é o capítulo da América Latina e do Caribe que trabalha para estabelecer o Pacto Global na região.