15 de junho de 2023, Brasil. Representantes das cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Serra Talhada receberam um total de sete capacitações virtuais, financiadas pela União Europeia, abrangendo diversos temas de financiamento climático, tais como: mecanismos e instrumentos de financiamento, desenvolvimento de projetos financiáveis, mobilização de indicadores e ampliação do alcance dos projetos. Um encontro presencial também foi realizado no II Encontro Nacional do ICLEI Brasil, em Palmas, no dia 6 de junho, onde essas cidades tiveram um espaço para apresentar seus projetos.
Durante esse período de formação, iniciado em março deste ano de 2023, as cidades de Belo Horizonte, Salvador, Serra Talhada e Rio de Janeiro desenvolveram propostas de projetos para submeter ao financiamento internacional com o apoio da equipe técnica de Finanças Verdes do ICLEI, da Senior Fellow* do ICLEI Alessandra Peres e de mentores de diversas instituições financeiras.
Os projetos desenvolvidos pelas cidades durante a primeira fase da iniciativa abrangeram diferentes temas: Belo Horizonte trabalhou em gestão de resíduos e planejamento urbano; Rio de Janeiro optou pela governança climática e planejamento orçamentário; Salvador destacou a área de saúde e os edifícios verdes; e Serra Talhada abordou soluções baseadas na natureza.
Além dos treinamentos, os prefeitos receberam sete mentorias que somaram cerca de dez horas de intercâmbio entre especialistas e prefeitos para qualificar seus projetos. Algumas das instituições que participaram foram: Cities Climate Finance Leadership Alliance (CCFLA), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV), Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Agência Alemã de Cooperação Internacional.
Este primeiro ciclo de capacitações faz parte da iniciativa Cidades Emblemáticas, financiada pela União Europeia por meio de seu projeto “Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia”, implementado com o apoio do ICLEI América do Sul.
Após o fechamento do primeiro ciclo, composto pelas quatro Cidades Emblemáticas Brasileiras, teve início, em junho, o segundo ciclo, composto pelas cidades de Godoy Cruz (Argentina), La Unión (Costa Rica), Peñalolén e Independencia (Chile) e Jesús María (Peru). O terceiro ciclo está previsto para outubro e será composto por Paraná (Argentina), Santiago (Chile), Cartagena de Índias (Colômbia), Quito (Equador), Zapopan e Cidade do México (México).
Cidades Emblemáticas do Pacto Global de Prefeitos – América Latina
Com financiamento da União Europeia, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM – Américas) selecionou quinze cidades para fazer parte do grupo Cidades Emblemáticas da América Latina. Essas cidades foram escolhidas por sua trajetória climática e, ao longo de um ano, seus funcionários terão a oportunidade de participar de uma série de treinamentos e mentorias para avançar na preparação, nos processos de financiamento e na implementação de seus projetos locais de ação climática.
O principal objetivo da iniciativa é garantir que todas as cidades participantes possam desenvolver seus projetos locais durante o treinamento, recebendo feedback personalizado em cada uma das sessões e avançando semana a semana para poder apresentar tais iniciativas às instituições de financiamento ou assistência técnica.
Durante cada etapa, os participantes têm acesso a conceitos-chave sobre financiamento climático e desenvolvimento de projetos financiáveis. Além disso, equipes técnicas nas grandes cidades têm a oportunidade de participar de um programa de mentoria com um grupo de instituições e organizações internacionais reconhecidas por seu trabalho na área de financiamento.
Pacto Global de Prefeitos – América Latina
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é a maior aliança global de cidades e municípios que lideram a luta contra as mudanças climáticas, com o apoio de redes municipais e outros atores-chave da ação climática subnacional. Possui mais de 12.700 cidades engajadas em mais de 140 países em todo o mundo, representando mais de 11% da população mundial.
Na América Latina, o Pacto é financiado pelo Partnership Instrument da União Europeia e envolve mais de 650 cidades de 17 países da região.
Mais informações:
Imprensa & Comunicação
Alexandra Cortés, Comunicação [email protected]
Ébida Santos, Comunicação [email protected]
Aspectos Técnicos
Belén Jiménez, consultora técnica [email protected]