Foto da capa: Adapt Chile
Dezenas de prefeitos de municípios membros da Rede Chilena de Municípios para Mudanças Climáticas (RedMuniCC) se reúnem nesta quinta-feira, 22 de novembro, no Edifício Consistorial da Prefeitura de Santiago com autoridades nacionais e internacionais, acadêmicos e pesquisadores, em razão do IV Fórum dos Prefeitos, antes das alterações climáticas de 2018.
Organizado pela Adapt Chile, entidade que orienta os municípios nos processos de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, o Fórum dos Prefeitos ajudará o RedMuniCC a apresentar o balanço das ações climáticas implementadas, para mostrar sua visão frente ao projeto de Lei de Mudança Climática no qual o Governo do Chile está trabalhando, perante a agenda de descentralização do executivo, e perante os compromissos voluntários do país (NDCs) após a assinatura do Acordo de Paris.
Durante o fórum, a Declaração dos Prefeitos ante a mudança climática será entregue à delegação nacional que a apresentará na 24ª sessão da Conferência das Partes das Nações Unidas que lutará contra as mudanças climáticas (COP24), e as cidades de Temuco, Santiago, Providência, Independência, Peñalolén e Vitacura serão batizadas como Cidades emblemáticas do Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia, um ato no qual os seis municípios aderirão ao pacto.
A reunião conta com a presença da ministra do Meio Ambiente, Carolina Schimdt, do subsecretário de Desenvolvimento Regional e Administrativo, Felipe Salaberry, do subsecretário de Energia, Ricardo Irarrázabal, do embaixador da França no Chile, Roland Dubertrand, do embaixador da União Européia no Chile, Stella Zervoudaki, do Ilustre Prefeitp do Município de Santiago, Felipe Alessandri, além de mais de 25 prefeitos e prefeitas dos municípios RedMuniCC, e do Diretor Nacional da Adapt Chile, Jordan Harris, entre outros.
A agenda do Fórum dos Prefeitos sobre Mudança Climática 2018
Após as tradicionais palavras de boas-vindas das autoridades, o fórum começou com uma visão geral do trabalho feito pela RedMuniCC e os desafios que enfrentam hoje. Continuará com a entrega da Declaração dos Prefeitos às Mudanças Climáticas de 2018 à delegação do Chile, que representará o país na COP24 no final do ano.
Em seguida, a chefe do Escritório de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Carolina Urmeneta, falará sobre os esforços do Chile frente às mudanças climáticas, que serão transferidas para uma nova lei em agosto de 2019 e cuja proposta será discutida mais tarde pelos participantes durante o fórum.
Posteriormente, serão reconhecidos os municípios que desenvolveram seus Planos de Mudanças Climáticas Locais (PLCC), uma ferramenta de planejamento climático financiada pela União Europeia, atualmente utilizada por 19 municípios chilenos.
Em seguida, o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Salaberry, abrirá um debate sobre como a gestão municipal lidará com as mudanças climáticas e as contribuições locais para a agenda de descentralização do governo do Chile. Em seguida, em relação aos esforços do Chile para cumprir os compromissos do Acordo de Paris, será realizado um debate sobre as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) estabelecidas pelo Chile perante as Nações Unidas.
O evento terminará com a assinatura de seis municípios chilenos para o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), estabelecendo-se como Cidades emblemáticas do Pacto no Chile, iniciativa implementada com o apoio do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia na América Latina (IUC-LAC, por sua sigla em inglês).