O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia foi apresentado a prefeitas e gestoras de municípios brasileiros durante encontro do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) nesta quarta-feira, dia 21 de novembro, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília.
“Acredito que será de grande importância os municípios aderirem ao Pacto. Muitos municípios do mundo fazem parte do Pacto e o Brasil não pode ficar aquém dessa participação”, avalia Janailza Taveira Leite, prefeita de São Félix do Araguaia, Mato Grosso. O acesso a treinamentos para a equipe do município sobre como tornar o município mais sustentável é avaliado como muito importante pela prefeita.
A liderança feminina é central para o avanço efetivo nessa área. As mudanças climáticas afetam comunidades e grupos da sociedade de forma diferente, havendo diversos estudos sobre como as mulheres são particularmente vulneráveis aos efeitos das alterações do clima.
O MMM reforça a importância da presença feminina na gestão pública municipal, destacando a importância de se discutir e de atuar para combater a desigualdade de gênero nesses espaços. O Movimento é um projeto idealizado pela CNM, tendo sido fundado por Dalva Christofoletti e Tânia Ziulkoski em 2017.
Na ocasião, o MMM se reuniu para tratar dos avanços do grupo de trabalho nos últimos meses e conheceram e debateram projetos que podem fazer a diferença em seus municípios.
Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia reúne formalmente o Compacto de Prefeitos e o Pacto de Prefeitos da União Europeia, as duas principais iniciativas de cidades para ajudar as cidades e os governos locais em sua transição para uma economia de baixo carbono demonstrar seu impacto global. Liderados pelo enviado especial do Secretário-Geral das Cidades e Mudanças Climáticas das Nações Unidas, Michael R. Bloomberg, e o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, a coalizão compreende mais de 9.000 cidades em 6 continentes e 119 países, representando mais de 684 milhões de pessoas ou 9,31% da população mundial. Obtenha mais informações em https://diferreirafotografia.com.br/americalatina. O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina e no Caribe é o capítulo da América Latina e do Caribe que trabalha para estabelecer o Pacto Global na região.