Plataformas de Reporte

Os reportes de acompanhamento e de progresso são um pilar importante da iniciativa do GCoM.  O governo local deve informar (reportar) seu progresso ao Pacto  para poder receber suas “medalhas de reconhecimento” e ter seu perfil atualizado em nossos websites regional e global. É possível optar por reportar conforme se avança na elaboração dos inventários, definição de meta de redução de GEE, análise de riscos e vulnerabilidades climáticas, definição dos objetivos de adaptação ao clima e o planeamento das ações climáticas em mitigação e adaptação em qualquer ordem. Por exemplo: uma cidade que já tenha definido ações em adaptação pode iniciar seu processo de reporte por este tema.

Uma vez que um governo local tenha aderido ao GCoM e concluído as etapas relacionadas com a avaliação, definição e planejamento de objetivos/metas, a cidade deve acompanhar regularmente o progresso na implementação dos planos de ação e para alcançar os objetivos e metas estabelecidos. Desde o início, deve colocar-se em prática um sistema de acompanhamento e um cronograma sólidos, e devem ser uma parte integrante dos planos de ação climática adotados pela cidade. Isto também envolve um mecanismo claro de revisão e atualização dos planos conforme necessário.

O acompanhamento da implementação do plano de ação do climática é realizado por cada cidade e autarquia local individual de acordo com as regras aplicáveis localmente e as disposições conforme identificadas nos planos. O envio de reportes do progresso subsequente é feito através de uma das duas plataformas de reporte reconhecidas oficialmente:

Para saber mais, consulte o capítulo 8 da Guia Explicativa do Marco Comum de Reporte.